TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Crowdfunding ?

Trabalho Universitário: O Que é Crowdfunding ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Crowdfunding ?

O crowdfunding consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas na iniciativa. O termo é muitas vezes usado para descrever especificamente ações na Internet com o objetivo de arrecadar dinheiro para artistas, jornalismo , pequenos negócios e startups, campanhas políticas, iniciativas de software livre, filantropia e ajuda a regiões atingidas por desastres, entre outros.

O termo inglês crowdfunding foi criado pelo empresário americano Michael Sullivan, entusiasta de projetos desse tipo, mas o uso de crowdfunding tem um antigo precedente para arrecadação de fundos para filantropia.

Exemplos de Crowdfunding

Em 2011, Luisa Mandou um Beijo, um sexteto de rock alternativo, entrou no crowdfunding. A banda carioca precisava de R$ 5 mil para arcar com os custos da gravação do seu terceiro álbum e conseguiu até mais do que o esperado. Quem colaborou recebeu desde algumas das músicas um mês antes do lançamento oficial até o direito de assistir a um ensaio deles. “O crowdfunding viabilizou a gravação do nosso terceiro álbum e aproximou mais os fãs da gente. Eles se sentiram parte da história da banda”, afirma o guitarrista Fernando Paiva.

No crowdfunding se o projeto for bem sucedido, como o da banda, os proprietários do site do crowdfunding ficam com apenas um pequena parcela (por volta 5% do total) e o restante vai para o dono da ideia. Mas nem tudo são flores. Se um projeto não conseguir colaborações suficiente no prazo previsto, o seu idealizador não ganha nada e aqueles que ajudaram na arrecadação do dinheiro recebem a quantia doada de volta.

Aprovada no exterior, a ideia começa a ser testada no Brasil. O site brasileiro Catarse estreou esta semana com a proposta – financiar ideias criativas. Com cinco projetos no ar, a plataforma aceita doações de 10 reais até 10 mil reais. O objetivo é abrir até 600 projetos para captação de recursos por meio do site ainda este ano. As áreas prioritárias incluem arte, música, design e produtos inovadores em geral.

Como o mercado fonográfico reage ao crowdfunding ?

Graças ao crowdfunding, uma revolução está começando a tomar forma no mercado fonográfico, agora os músicos podem crescer, lançar seus discos e se lançar de forma relevante no mercado, sem precisar recorrer a gravadoras. Logo os fãs ganham ainda mais poder no que diz respeito ao crescimento da banda. Como o crowdfunding ainda está crescendo, ainda não podemos dizer que uma revolução está acontecendo neste mercado, mas tudo indica que irá ocorrer, e que as gravadoras perderão sua soberania no mercado fonográfico.

Quais as recompensas do crowdfunding ?

As recompensas no crowdfunding são das mais variadas e criativas, vão de um aperto de mãos até maletas de prata com fichas de poker. É essencial que as recompensas sejam parte fundamental do projeto, pois são grandes atrativos para possíveis colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com