TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sorriso De Mona Lisa

Dissertações: O Sorriso De Mona Lisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

Dados sobre o filme : O Sorriso de Mona lisa e Émile Durkheim

O filme retrata a história de uma professora que com muito empenho, consegue lecionar História da Arte em um tradicional Colégio dos Estados Unidos, sendo o mesmo considerado um dos mais conservadores colégios da época. Vinda de outro colégio, a professora que possui outros métodos de ensino se surpreende com o modo conservador que ali encontra, que tem como educação o casamento e as responsabilidades do dia a dia de uma dona de casa. ( Encaro como sendo na visão Durkheimiana a sociedade, já constituída nos parâmetros conservadores com traços de uma solidariedade mecânica, cujos indivíduos enquanto seres sociais prevaleceriam em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente seu desejo enquanto indivíduo ).

Houve um claro exemplo claro de manifestaçãocoercitiva que por meio de uma sanção, houve a demissão de uma professora que estava divulgado e distribuindo métodos contraceptivos entre as alunas, o que na época era inaceitável ( imoral ), uma vez que a o papel da mulher era casar, cuidar da casa e ter uma família.

Em certo momento a diretora percebe que as regras estão sendo abaladas dando início a uma crise e vendo que não mais consegue manter as regras morais e consequentemente não conseguia manter a harmonia entre todos, se vê no dever de aplicar uma sanção na professora que descumprira as regras, já pré-estabelecidas. Foi então que a professora decidiu ir embora ( concluindo a idéia de Durkheim sobre a prevalência da sociedade sobre o indivíduo e mostra que os fatos sociais possuem existência própria, são externos em relação às consciências individuais e que a negação ou descumprimento dos mesmos acarreta sanções )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com