TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de desenvolvimento sustentável

Relatório de pesquisa: O conceito de desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.304 Palavras (14 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 14

O que é Sustentabilidade

Hoje em dia todo mundo comenta isso. Quando falamos em sustentabilidade, estamos falando em preservação dos recursos naturais para evitar que eles faltem às gerações futuras. Mas, o que são esses recursos? Tudo aquilo que extraímos da natureza que é útil para nós. Alguns desses recursos são renováveis, isto é, podem ser repostos pela natureza, mas para isso é preciso saber usá-los, como é o caso da vegetação e da água, por exemplo. Outros não podem ser recuperados em um curto espaço de tempo, e são chamados de recursos naturais não renováveis, como o petróleo. O desenvolvimento sustentável é um objetivo universal. A ideia é que o sistema econômico mundial atenda às necessidades de todos os povos igualmente, cuidando tanto dos aspectos sociais quanto dos ambientais.

Sem dúvida, a transformação do modelo econômico, social e ambiental que temos hoje em um modelo sustentável é um desafio. O homem precisa promover essa transformação, afinal, ele faz parte da natureza e, se não respeitar seus limites, estará desrespeitando a si mesmo, assim como às suas próximas gerações. É dever do homem não ultrapassar a capacidade de reposição do meio ambiente, já que este é o único modo de garantir que todos tenham acesso a uma vida saudável. Além disso, é urgente transformar o modo de distribuição de recursos e alimentos, assegurando que todos os povos tenham acesso igualitário aos serviços básicos para garantir a dignidade e a qualidade de vida de todos.

A ideia do desenvolvimento sustentável não é nova. Ela surgiu há 20 anos na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – a Rio 92; a partir daí, o mundo vem buscando meios de alcançá-lo, entendendo o homem como núcleo da questão, ou seja, parte do meio ambiente.

Na Rio+20, o conceito de desenvolvimento sustentável está atualizado. Fala-se em construir a “economia verde”, o desenvolvimento econômico respeitando o meio ambiente, promovendo o equilíbrio econômico e a igualdade social, proporcionando a criação de empregos e a troca de ideias e tecnologias.

Os resultados esperados são globais, isto é, devem abranger o mundo todo; porém, os países devem buscar meios de tornar o desenvolvimento sustentável possível, incentivando a produção sustentável e promovendo atitudes sustentáveis, como o consumo consciente, por meio da educação. Pensar se precisamos mesmo de um determinado produto antes de comprá-lo e optar por produtos com menor impacto ambiental é consumir conscientemente.

O que você pode fazer

O desenvolvimento sustentável é responsabilidade de todos.

Podemos fazer nossa parte nas pequenas ações do dia a dia, com atitudes sustentáveis. Aqui no nosso site descrevemos algumas dessas ações, nas seções sobre Resíduos, Saneamento, Poluição, Transporte e Cidades Sustentáveis.

Depois de saber um pouco mais sobre esses temas, você vai poder ajustar seu dia a dia e adotar um estilo de vida mais sustentável, além de poder informar sua família, seus amigos, vizinhos e professores sobre o que eles podem fazer.

Desse jeito você melhora o mundo e garante um futuro melhor para você e para as pessoas que você ama. Vale a pena, né?

Resíduos

É considerado resíduo qualquer material que sobre de um uso, consumo ou processamento. Por exemplo, quando você toma um iogurte costumam sobrar dois resíduos: a tampa de alumínio e o pote de plástico. Os resíduos sólidos são gerados diariamente em nossas casas, nas ruas, nas empresas. É o nosso lixo urbano, são as sobras de materiais utilizados para a produção nas indústrias…

A necessidade de diminuir o volume de resíduos gerados no mundo é urgente. Além de a geração ser muito grande – e para resolver isso, é preciso combater a cultura do desperdício –, ainda vivemos uma realidade em que não dispomos, muitas vezes, de infraestrutura adequada para tratar, reciclar e dispor nossos resíduos. Os famosos lixões são o maior retrato disto: um imenso volume de lixo, descartado irregularmente, em áreas inapropriadas e até mesmo de risco para o meio ambiente e para a comunidade ao redor.

A questão socioambiental dos resíduos é tão importante no Brasil que, em agosto de 2010, o País ganhou sua Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para se ter uma ideia da complexidade do assunto, a Lei 12.305 foi debatida por mais de 20 anos antes de ser publicada. Ela descreve o termo “lixo” de maneira técnica, trazendo definições e apontando para a necessidade de uma gestão adequada do lixo urbano.

Essa lei federal tenta reverter um quadro de muitos anos, em que o lixo não foi tratado da forma adequada. Além do problema ambiental, os lixões são cenário para uma questão social crítica no Brasil, que é a situação de catadores que trabalham, muitas vezes, em condições desumanas.

Os catadores perceberam o valor que os resíduos têm e fizeram da separação do lixo uma profissão que já é reconhecida pelo Ministério do Trabalho. Muitas vezes organizados em cooperativas de reciclagem, eles nos fazem perceber que os resíduos têm, sim, muita utilidade.

A conhecida política dos 3 Rs – reduzir, reutilizar e reciclar – traduz todos estes aspectos:

- precisamos reduzir o volume de lixo gerado;

- podemos reutilizar coisas que até então considerávamos lixo;

- devemos reciclar tudo o que se mostrar possível.

Atualmente, já temos tecnologia para dar uma boa destinação à maior parte dos resíduos que geramos. Temos avançadas tecnologias de reciclagem – como a do plasma, desenvolvida no Brasil e que permite reciclar embalagens longa vida, como as caixas de leite – além de conhecimento técnico para destinar em aterros sanitários, com segurança e respeito socioambiental, aqueles resíduos que não conseguimos, por enquanto, reaproveitar.

A política dos 3 Rs pode ser aplicada em qualquer ambiente: desde nossas casas até grandes polos industriais, que adotam a gestão integrada de seus resíduos, fazendo com que o resíduo de uma indústria seja a matéria-prima de outra.

Atualmente há quem acrescente à tão difundida política dos 3 Rs mais 1 R: repensar. Repensar nossas atitudes é o primeiro passo para agirmos da forma mais adequada, social, econômica e ambientalmente.

Na promoção da sustentabilidade, devemos refletir sobre nosso consumo. Ter consciência daquilo que adquirimos e consumimos é uma ótima forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com