TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O termo SIG

Resenha: O termo SIG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  Resenha  •  232 Palavras (1 Páginas)  •  272 Visualizações

O termo Geoprocessamento, denota a disciplina que utiliza técnicas matemáticas e computacionais para o tratamento da informação geográfica, que ao longo dos últimos anos vem trazendo diversas tecnologias para o beneficiamento da arquitetura e urbanismo; como a Cartografia, Planejamento Urbano entre tantos outros. As ferramentas que permitem o mesmo são chamadas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que permitem integrar dados de diversas fontes e criar bancos de dados georeferenciados.

Os dados que o SIG necessita, precisam capitados em órgãos como: IBGE, DSG, Prefeituras, concessionárias e outros; na ausência dos mesmos podem tornar os custos, processos e prazos para a implantação do sistema.

O SIG se difere dos demais sistemas, pois tem a capacidade de estabelecer relações espaciais entre elementos gráficos, ideal para a analise espacial de dados geográficos. Essa capacidade é a Topologia, o estudo genérico dos lugares geométricos, o que além de descrever a localização e a geometria das entidades de um mapa, define relações de conectividade, contiguidade e pertinência.

Estruturas de relacionamentos espaciais

A conectividade permite que os arcos estejam ligados a outro por nós. A adjacência permite que os arcos possuam direção e lados como direita e esquerda. A direção é importante para a modelagem de fluxos, em que atributos de orientação como de nó e para nó são armazenados. Além dos dados geométricos e espaciais, o SIG possui atributos de orientação como de nó e para nó são armazenados.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com