TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Por:   •  17/10/2015  •  Tese  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

                    Sociologia Econômica

   Aluno: Victor de Almeida Santos   Professora: Leticia Veloso

                               primeira resenha

     No texto, Bouedieu e a nova sociologia econômica , a Economista e Socióloga especialista em Sociologia Economica Cécile Raud trata de analisar a sociologia do mercado de Pierre Bourdieu.

    A autora , no decorrer do texto, chega a conclusão que Bourdieu se limita a analises primordialmente sociológicas dos fenômenos econômicos, segundo Cécile isso pode ser comprovado pela forma como o Sociólogo embasa a sua análise em cima de conceitos bases como Estrutura, Habitu e corpo, provando assim que o mercado é uma construção social, visto que para Bourdieu a Estrutura e a sociedade se relacionavam reciprocamente, portanto ambas tinham o poder de mudar uma a outra.  

    Cécile também pontua em sua obra, a forma como o Sociólogo Frances aborda a questão da reprodução social das estruturas econômicas e de evidenciar o mercado como um campo de confrontos onde se encaram agentes munidos de recursos diferentes.

   A autora, mostra a abordagem de Pierre Boudieu sobre o mercado de Lutas, uma vez que ele caracteriza o Mercado como um "mito inteligente" pois é uma questão quase nunca definida e ainda menos discutida, mas conhece que essa ausência do mercado não é tão ilógica, devido a abstração do conceito de mercado.

    Apesar de Pierre Bourdieu concordar que o campo economico se diferencia de todos os outros devido a uma busca aberta de maximização do lucro individual, ele fica contra os autores imperialistas econômicos como o Gary Becker, no ponto em que essa lógica do Mercado não implica de forma alguma nas outras relações.

   

   Pierre Bourdieu critica Gary Backer e todos os autores que compactuam com a sua ideia do pressuposto do ator econômico calculador e interessados pelo dinheiro a outras esferas a não ser a esfera econômica, é um empreendimento teórico onde nada mais escapa do agente maximizador, Pierre Bourdieu denuncia e define isso como uma falácia escolástica.

    A autora destaca também a leitura de Bourdieu sobre o Estado e o Mercado, o papel do Estado perante a economia, que para o Sociólogo o Estado deve intervir e regular o Mercado, e nesse ponto, segundo a autora, Pierre Bourdieu mobiliza ao mesmo tempo uma sociologia política e uma sociologia do conhecimento em sua analise econômica.

    Outro ponto bem relevante descrito pela autora sobre o Sociólogo Frances, é a questão das crenças economicas, onde o autor percebe que a conduta economica supoe um conjunto de valores sociais que a orientam e que existe um sistema determinado de atitudes diante do mundo e do tempo.

   Para provar isso a autora mostra exemplos de Pierre Bourdieu sobre essa tese, onde ele aborda esse tema novamente fazendo uma analise do mercado da casa própria, ao dizer que as disposições do agente econômico, longe de serem naturais e universais, são social e historicamente construídas.

   Por exemplo,Pierre Bourdieu diz que o interesse por alguns bens não é inato e sim fruto de uma construção social, assim como a casa própria é vista muitas vezes como uma realização e um investimento que levaria sedentariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (50.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com