TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ombro combinado ou comum

Tese: Ombro combinado ou comum. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2015  •  Tese  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 3

O GAF é o valor numérico da alavancagem financeira da empresa. Seu cálculo é muito parecido com o do GAO. A equação a seguir apresenta uma abordagem para a obtenção do GAF.

GAF = Variação Percentual no LPA / Variação Percentual no LAJIR

Sempre que a variação percentual no LPA resultante de uma dada variação percentual no LAJIR for superior à variação percentual no LAJIR, ocorre alavancagem financeira. Isso significa que existirá alavancagem financeira sempre que o GAF for superior a 1.

Exemplo – aplicando a equação aos casos 1 e 2 da tabela anterior, temos:

Caso 1 - +100% / +40% = 2,5

Caso 2 - - 100% / -40% = 2,5

Em ambos os casos, o quociente é superior a 1, de modo que há alavancagem financeira. Quanto maior esse valor, maior o grau de alavancagem financeira.

Uma fórmula mais direta para calcular o GAF no nível de referência de LAJIR é dada pela equação abaixo, que usa os dados da tabela dos casos 1 e 2.

GAF no nível de referência do LAJIR = LAJIR / LAJIR – J – (DP x (1 / (1 – IR)))

Substituindo os dados na fórmula obtemos:

GAF com LAJIR R$10.000 = 10.000 / 10.000 – 2.000 – (2.400 x (1 / (1 – 0,4)))

GAF = 10.000 / 4.000 = 2,5

Veja mais sobre alavancagem a partir da página 13 do material de estudo disponível em: http://www.tomislav.com.br/alavancagem-operacional-financeira-e-combinada/

Alavancagem Combinada ou total

A alavancagem combinada ou total envolve um grupo maior de contas e ocorre quando os custos e despesas fixos permanecem inalterados e as despesas financeiras também para um volume diferente de vendas, pois como os custos e as despesas fixas deverão ser distribuídas pelas unidades vendidas, quanto maior a venda menores serão os custos e as despesas imputadas por unidade vendida, isto provoca uma variação percentual maior no Lucro Líquido – LL do que no volume de vendas.

Segundo Braga (1995) a forma de medir a alavancagem combinada é através do Grau de Alavancagem Combinada – GAC, que medirá os efeitos provocados no LL em função das variações nas vendas.

O GAC expressa o número de vezes que o ΔLL representa do ΔRTV e poderá ser calculado com a utilização das fórmulas seguintes:

Calculando pelas variações percentuais entre o período apurado e o período projetado

ou calculando pelos valores demonstrados no período apurado

De acordo com a Demonstração do Resultado do Exercício Administrativa com Projeção o GAO seria apurado da seguinte forma:

Calculando pelas variações percentuais entre o período apurado e o período projetado

ou calculando pelos valores demonstrados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com