TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estabelecidos E Os Outsiders: Um Paradigma às ações Afirmativas Do Ensino Superior

Artigo: Os Estabelecidos E Os Outsiders: Um Paradigma às ações Afirmativas Do Ensino Superior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 2

Os Estabelecidos e os Outsiders: Um paradigma às ações afirmativas do Ensino Superior.

Sociologia Contemporânea

Introdução

Após forte pressão dos movimentos sociais negros, no ano de 2004 o Presidente Lula enviou ao Congresso Nacional, o Projeto que “institui o Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior e dá outras providências” (BRASIL, Projeto de Lei nº 3.627, de 20 de maio de 2004). Mais conhecidas como “cotas” nas universidades públicas brasileiras.

A partir do momento que essas medidas de inclusão social foram tomadas, se comparar o caminho percorrido pelos pais destes estudantes que hoje utilizam dos meios das políticas afirmativas, esses vêm construindo percursos escolares singulares, representando em geral a primeira experiência familiar de ingresso no curso superior.

No entanto, apesar das conquistas recentes, os estudantes ainda têm que enfrentar barreiras impostas após o ingresso nas Universidades, tais como preconceito, exclusão e violência por parte daqueles que acreditam que a Universidade, especialmente as públicas e as de alto custo, não são para todos.

Elias e John L. Scotson (2000) analisam os aspectos de uma figuração universal, porém, utilizam como foco da investigação uma pequena comunidade do que pode ser encontrado igualmente em toda a sociedade. No entanto sugere que, apesar de sua análise ter sido realizada “microscopicamente” pode-se transferir para um estudo do macro e se necessário ser revisto levando em consideração o objeto de seu estudo. Portanto, a aplicação da análise em relação às políticas afirmativas que se estendem a uma Nação será ampliada utilizando como modelo de experiência seguindo diferentes linhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com