TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os problemas da auto-educação na sociedade capitalista

Artigo: Os problemas da auto-educação na sociedade capitalista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Muitas são as transformações em que a sociedade contemporânea tem vivenciado grandes prejuízos tem sofrido em inúmeras áreas. Destaca-se o emprego e o desemprego precarizado, do trabalho e degradação da natureza. Sabemos que o trabalho do homem modifica a natureza para produzir sua subsistência, as relações da produção da vida material têm sido muitas por estes e outros motivos a natureza tem se degradado, quanto mais capitalista a sociedade, maia a mão de obra cresce, não significando que seja bom, pois a mão de obra que destacamos aqui tem sido a exploradora de pessoas que trabalham praticamente quase vinte e quatro horas para receber mixarias e o volume de problemáticas vão surgindo dentro do meio ambiente do homem, muitos se resumem em ir para o trabalho exercer sua função profissional voltar para casa tendo como meta o salário que garante a sua sobrevivência, porém tira do homem o seu momento de lazer em família entre outros. O processo de auto generação na sociedade capitalista tem desiludido o homem que até se envolveu na modernidade, porém não sabe para onde ir nem como fazer o avanço tecnológico capitalista tem deslanchado velozmente dificultando o acompanhamento das produções industriais. Isso não acontece só nos países centrais, com a globalização muitas pessoas foram excluídas e estão precarizadas. Essa precarização atinge de tal forma que alguns países são dependentes de mercados internacionais, pois não conseguem se desenvolver tecnologicamente.

Vemos então que se um país em tecnologia avançada e com alto nível de excluídos e desempregados se atrasa em mão de obra se tornando precarizada, em que o homem se quer pode desfrutar do que produz devido a falta de tempo e condições, pois o que realmente importa para os capitalistas é a produção e a reprodução.

Quais são as consequências mais importantes dessa transferência, no processo de produção e de trabalho como afetam o mundo do trabalho? Há uma expansão ao que mais chamou de trabalho social combinado, do que o processo de produção e de serviços.

Essas mutações criaram uma classe trabalhadora mais heterogênea, fragmentada e complexificada dividindo entre trabalhadores qualificados e desqualificados do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, imigrantes e nacionais entre outros.

O salário feminino é bem menor que o masculino, o desemprego tecnológico dá-se para troca de mais mão de obra humana pela maquinaria, desta forma a sociedade monetária tem menos custos e mais lucros sem se preocupar com seguro de saúde, salário, e etc. O idoso pode contribuir com suas experiências diversificadas de trabalho tanto físico como intelectual, o mercado de trabalho passa uma visão preconceituosa tendo o idoso como inútil em que determina a aposentadoria para sobrevivência no fim de seus dias, muitos jovens com dificuldade de estudo são impedidos de se encaixarem no mercado e conseguem de forma exploradora e precária, exige-se experiências, qualificações em que muitas vezes nem será utilizada. As reestruturações provocam enorme aumento do desemprego e do trabalho informal no trabalho formal diminuído de direitos trabalhistas ao mesmo tempo em que surgiram inúmeras modalidades de relações precárias de trabalho.

Com a tecnologia do trabalhado muitos sites de diversos ramos perderam um bom destaque se tornando capazes de operar máquinas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com