TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS LIVRO DE SOCIOLOGIA

Artigos Científicos: PERGUNTAS LIVRO DE SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  1.377 Visualizações

Página 1 de 2

Perguntas do Livro de Sociologia

* Por que o Estado não aumenta o salário mínimo, garantindo à maior parte da população melhores condições de vida? Por que a riqueza gerada no país não setransforma em renda para a maioria da população?

Resposta: Na nossa opinião esse é um motivo para o Brasil não ir pra frente,o dinheiro é designado para quem tem o poder.Enquanto um vereador ganha 20 milpor mês , existe 20 mil crianças passando fome e morando nas ruas,no nosso salário mínimo não há aumento mais no salário deles sim.

1- No século XIX, a primeira luta dos trabalhadores foi pelaextinção do trabalho infantil. Procurava-se assegurar à criança os direitos de brincar,estudar,e não ser explorada no trabalho.Por que a exploração do trabalho infantil persiste até os dias de hoje?Será que a pobreza extrema obriga a criança a trabalhar ? Será que são os pais que a forçam a trabalhar, por aguda necessidade ?

Resposta: A exploração persiste pois é uma mão de obra barata,por nãoser legalizada e não ter intermediário de justiça.E muitas vezes essas crianças trabalham porque não tem escolhas elas são obrigadas muitas vezes pelos pais ou mesmo pela condição financeira dafamília.

2- O que você sugere para acabar com o trabalho infantil nas diferentes situações apontadas ?

Resposta: Projetos sociais para acompanhar essas crianças e suas famílias.Talvez até um projetoem que a criança ganhe uma ajuda financeira e que o governo tenha uma fiscalização mais rígida.

1- O trabalho escravo prevaleceu no Brasil por mais de 350 anos. Quais são as semelhanças ediferenças entre o trabalho escravos do Brasil colonial imperial e o trabalho escravo do Brasil de hoje?

Resposta: Os trabalhadores são mantidos em cativeiro pelo mecanismo da dívida eterna,isto é,eles sãoobrigados a comprar tudo de que necessitam nos barracões das fazendas,de tal modo que estão sempre devendo ao proprietário no final do mês,num processo cumulativo que acaba tornando impossível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com