TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE E SOCIOLOGIA EM DIÁRIO

Tese: PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE E SOCIOLOGIA EM DIÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Tese  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 8

2AS PRINCIPAIS DEFINIÇÕES DE CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE E A SOCIOLOGIA NO COTIDIANO.

2.1 Cultura

Significa cultivar, e vem do latim colere. A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes, os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, como não somente no meio familiar, mais também por fazer parte de uma sociedade como membro dela.

A cultura em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade que seria a herança social da humanidade ou de forma especificas de uma determinada variante da herança social.

A característica principal da cultura é a adaptação dos mecanismos, que é a capacidade que os indivíduos têm de responder ao meio de acordo com a mudança de hábitos. Onde também tem um mecanismo cumulativo, onde as modificações trazidas por uma geração que passa para a geração seguinte, onde se transforma e incorpora outros aspectos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

2.2 Individuo

É todo ser humano considerado como uma pessoa isolada, ser particular de uma espécie. Um indivíduo é uma coleção de pensamentos e ações considerada responsável por si mesmo, onde depende de sua perspectiva, apresentação e de como se apresentam.

Também pode se dizer que é o conjunto de atributos que constituem a originalidade, a unicidade de uma criatura, e que a distinguem de outras tantas, onde é a somatória das características inerentes a alma humana.

2.3 Sociedade

Significa associação amistosa com outros e vem do latim societas. É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gastos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, principalmente em sociologia, onde abrange também história, antropologia e geografia. Onde se torna um grupo de indivíduos que formam um sistema semi-aberto na qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

O significado geral de sociedade refere-se a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. Pode ser vista também como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas culturais, políticas ou religiosas ou até mesmo por pessoas com um objetivo comum.

2.4 A construção social da realidade

A construção social da realidade compreende a realidade humana como uma realidade socialmente construída. Como a constituição da realidade tem sido um problema tradicionalmente da filosofia, por isso esta compreensão tem certas implicações filosóficas. Uma delas é a definição de realidade, sendo este termo praticamente quase todo filosófico, a sociologia vem e trabalha esta questão utilizando-se dentre outros métodos, o método da análise fenomenológica – meramente descritivo e como tal empírico, considerado o mais conveniente para esta abordagem.

O mundo da vida cotidiana não somente é tomado como uma realidade certa pelos membros ordinários da sociedade, mas é um mundo que se origina no pensamento e na ação dos homens. O interesse sociológico nas questões da realidade e do conhecimento justifica-se assim inicialmente pelo o fato de sua relatividade social. A sociologia do conhecimento deve ocupar-se, contudo aquilo que passar por conhecimento em uma sociedade independente da validade ou invalidade desse conhecimento. E na medida em que em que todo conhecimento humano desenvolve-se, transmite-se e mantém-se em situações sociais, a sociologia do conhecimento deve procurar compreender o processo pelo o qual isto se realiza.

Esta compreensão do verdadeiro campo da sociologia do conhecimento difere do que geralmente se entende por esta disciplina desde que pela primeira vez foi chamada por este nome a cerca de quarenta anos atrás. Em outras palavras, uma sociologia do conhecimento terá de tratar não somente da multiplicidade empírica do conhecimento nas sociedades humanas, mas também dos processos pelos quais qualquer corpo de conhecimento chega a ser totalmente estabelecida como realidade

A organização tem como objetivo maior a sobrevivência onde se diz que elas trabalham para manter se vivas. A construção social é feita pelo próprio homem nas mais diversas organizações.

As organizações tiveram processo de transformação das mais diversas formas, o processo de mudanças nas organizações é difícil pelo o que foi relatado, onde as organizações funcionam conforme as lógicas no decorrer do tempo, essas organizações influenciam quem trabalha nela e também reforçam os que dependem dela.

A maioria dos conflitos se origina no ambiente do trabalho, onde as vezes sem dar resultados, mas mesmo assim predominam a realidade do indivíduo. Assim a sociedade é um produto humano gerando a dialética do homem criado. O discurso da legitimação a realidade da sociedade, nesse contexto da ordem institucional tem caráter de afastamento da realidade, visto como depravação moral, doença metal ou ignorância a linguagem e novamente a forma de transmissão das sedimentações objetivadas, quem passou pela a experiência possa ter a possibilidade de entendê-las.

Os objetivos da realidade são para as pessoas se tornarem compreendidas para poder tomar um objetivo, onde os indivíduos compreendem a realidade de suas ideias e conclusões no seu particular.

As pessoas pensam e refletem naquilo que este concreto na sociedade, sendo assim as pessoas acredita em sua identidade subjetiva, que é o resultado do relacionamento delas com o mundo real. No social o indivíduo é que pensa, fala, estuda o seu vocabulário e todos os valores.

2.5 A realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos segmentos sociais

A análise da articulação teórica desta realidade continuará sendo parte desse interesse, mas não é a mais importante. Analisar a problemática da vida cotidiana não é fácil, primeiramente uma das dificuldades é o não aprofundamento nas questões filosóficas procurando manter sempre a linha da pesquisa sociológica da questão.

Outro ponto é saber como esta realidade do senso comum pode ser influenciada pelas construções teóricas dos intelectuais e outros comerciantes de ideias. A interpretação da realidade pelos homens é subjetivamente dotada de sentido. O mundo da vida cotidiana não somente é tomado como uma realidade certa pelos membros da sociedade, mas é um mundo que se origina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com