TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panhmalla

Seminário: Panhmalla. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

As últimas décadas testemunharam grandes avanços nas estruturas Sociais, políticas e econômicas do mundo. Os “velhos métodos” cedem lugar a um Mundo novo, ágil, e cada vez mais digital. Este movimento traz reflexos diretos nos Governos e nas estruturas necessárias à atuação do Estado perante a sociedade, Que por sua vez está se adaptando e aprendendo a lidar com este cenário. No Estado, diversas reformas se sucedem com características, métodos e técnicas de Diferentes naturezas, que buscam modernizar e flexibilizar a organização para adequá-la a novas possibilidades e demandas sociais. A democratização e universalização do acesso aos serviços públicos desempenha papel fundamental. É neste contexto que as distâncias físicas são superadas e a tecnologia da informação torna-se uma ferramenta para viabilizar a prestação de serviços públicos de forma ágil e eficiente a milhões de brasileiros. A prestação de serviços públicos por meios eletrônicos, especialmente a Internet, tem como um de seus principais objetivos disponibilizarem todos ou a maior parte dos serviços a partir de um único ponto de entrada, a qualquer hora. Portanto, não basta apenas digitalizar o serviço; é preciso agregar valor, reduzir a burocracia e simplificá-lo. Há vários métodos para se definir a pobreza. Sabe-se que o critério da renda é apenas um deles. Baixos níveis educacionais ou condições de vida precária são apenas exemplos de outros fatores que podem indicar a existência do fenômeno.

1 DESENVOLVIMENTO

O acesso aos serviços de saúde tem sido objeto de análise na literatura internacional principalmente no contexto de crise econômica que se instala na última década, demarcando a existência de barreiras aos usuários como filas para marcação de consulta e atendimento, bem como estratégias para sua superação. Observa-se o acesso aberto ou avançado em relação à organização da marcação de consultas para o mesmo dia em que o usuário procura o atendimento, buscando intervir para a redução do agendamento em longo prazo e diminuir o tempo de espera para a consulta médica. Este sistema procura equilibrara oferta em relação à demanda, adequando às práticas desenvolvidas na Atenção Primária à saúde (APS), além de planos de contingência para.

Circunstâncias incomuns que são apresentadas no cotidiano dos serviços de saúde. No contexto brasileiro, a temática em discussão mostra que é mais um exemplo de que alegalidade de uma proposta não assegura a sua implementação:não se cria igualdade por Lei,ainda que não se consolide a igualdade sem alei”.Apesar da Carta Magna Brasileira de 1988 assegurar a saúde enquanto direito universal a ser garantido pelo Estado, a despeito dos avanços conquistados, ainda se convive com a realidade desigual e excludente do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). A garantia na legislação brasileira foi apenas mais uma etapa alcançada na construção do SUS, para se concretizar o direito à saúde é necessário ter como alicerce um modelo social fundamenta do na solidariedade humana e na igualdade social. É obrigação do Estado garantir o alcance da integralidade dos serviços públicos de saúde a todos os cidadãos atentando-se, não apenas, aos recursos humanos, técnicos e financeiros disponíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com