TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prestacao De Servico

Pesquisas Acadêmicas: Prestacao De Servico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  3.926 Palavras (16 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 16

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

A onda verde que tomou conta do planeta, principalmente pela maior conscientização das pessoas sobre a qualidade do ar e manutenção das condições ambientais, representa uma oportunidade para esse segmento de negócio. A tendência de humanização e harmonização dos ambientes onde as pessoas habitam e convivem em grupos, quer seja no trabalho ou no lazer, vem proporcionando a destinação de uma parcela maior dos gastos da população para investimento em ambientação dos espaços urbanos.

Serviços de Jardinagem estão relacionados com a administração e a manutenção de jardins, formação de jardins, limpeza e conservação, podas, controle de pragas e tratamento de doenças. Tem como objetivo a manutenção de elementos florísticos sempre em harmonia, em sua forma natural ou resultante de um projeto inovador desenvolvido pela criatividade de quem cultiva plantas e flores.

O planejamento cuidadoso dos serviços a serem realizados, tais como: efetuar as podas em épocas adequadas, pesquisa do solo, controle de pragas e adubação adequada, são providências que resultam em redução dos custos e aumento na satisfação do cliente.

Mercado

Mercado Consumidor

A estabilização econômica e a recomposição da renda da população brasileira proporcionaram uma expansão desse mercado, o que o torna uma opção das mais atraentes para os empreendedores.

O publico alvo desse negócio é representado, principalmente, pelas pessoas de maior poder aquisitivo, os condomínios em geral, os clubes de lazer, as instituições de ensino, as repartições públicas e as empresas.

Os segmentos que podem ser explorados nas grandes cidades estão relacionados à manutenção de jardins, a execução e elaboração de projetos paisagísticos, gramados esportivos, serviços para clubes de lazer, arranjos internos com plantas especiais para interiores e outros, de acordo com a criatividade do empresário.

O público consumidor deste tipo de produto, como já mencionado, é formado principalmente por pessoas das classes A e B, que no Brasil representam mais de 38 milhões de pessoas. Se considerarmos que em cada residência há cerca de 4 pessoas, estima-se que existam um total de cerca de 10 milhões de residências com potencial de consumir os serviços prestados pelo empresário desse negócio. Estas residências são casas?Está correto fazer esta afirmação? De onde foram retirados estes dados\?Subsidie um pouco mais esta informação colocando de qual fonte foi retirada.

O mercado consumidor é ainda maior, se considerarmos os apartamentos e edifícios empresariais espalhados pelo Brasil.

Com base nos dados apresentados acima, pode-se verificar que o empreendedor que optar por investir neste tipo de negócio poderá se sair muito bem, pois o mercado consumidor é bastante ativo e possui tendências de crescimento. Ainda mais se levarmos em consideração que a renda das famílias tem aumentado cada vez mais, impulsionando este mercado.

Fornecedor

O Brasil é um país conhecido pela sua produção de flores, produtos químicos para jardinagem e insumos agrícolas.

Como os insumos e equipamentos a serem utilizados durante as atividades de jardinagem são produzidos no país, não haverá problemas para o futuro empresário obter tais produto.

Com base nessa informação, pode-se verificar que o futuro empreendedor que optar por investir em uma empresa de jardinagem não encontrará problemas no fornecimento de insumos para o seu negócio.

"

Exigências

O empreendedor que deseja abrir uma empresa deve procurar conhecer as legislações e os procedimentos corretos para tal fim. A legislação específica para a abertura de empresas segue as normas instituídas pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), que funciona como órgão nacional destinado à supervisão, orientação, coordenação e normatização, no plano técnico; e supletiva, no plano administrativo, e as Juntas Comerciais (JC) como órgãos de execução e administração dos serviços de registro no Brasil. Em seu site, www.dnrc.gov.br, estão todas as normas, legislações vigentes e endereços e telefones das Juntas Comerciais em todos os Estados e no Distrito Federal.

Para se tornar um empreendedor/empresário, a pessoa deve se atentar aos princípios legais vigentes no Código Civil Brasileiro de 2003, dentre os quais indica que a idade mínima para constituir uma sociedade é de 18 anos e a idade para emancipação varia dos 16 aos 18 anos, desde que não seja impedida legalmente.

Abaixo é apresentado um passo-a-passo genérico para abertura de uma empresa no Brasil:

1º passo ? Localização

O primeiro passo é definir a localização da empresa para que seja realizada uma consulta préviade endereço na Administração Municipal para verificar se a atividade pretendida é compatível com a lei de zoneamento da região pretendida, inclusive sobre questões ambientais. O cliente fornece endereço e a atividade para análise da administração. Etapa imprescindível para abertura da empresa. É interessante, no momento da consulta, verificar se o imóvel está regularizado, isto é, se possui HABITE-SE e se os IPTU?s estão em dias.

2º passo ?escolha do tipo de Sociedade Empresária

Conforme o novo Código Civil existem cinco tipos de sociedade que podem ser organizadas no Brasil: Sociedade em Nome Coletivo, Comandita Simples, por Ações, Anônima e Limitada, sem as últimas as mais comuns no Brasil. De todas as apresentadas, a melhor para se constituir uma empresa, de pequeno porte, é Sociedade Limitada, por possuir regramentos mais simplificados e preservar melhor os sócios.

3º passo ? Nome da Empresa

Toda empresa dever ter um nome. Nesse momento, o empresário escolhe o nome de sua empresa e na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica de seu município efetua uma pesquisa para saber se o nome já

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com