TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas Sociais Unidade 6

Artigos Científicos: Práticas Sociais Unidade 6. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

A escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção de que o conhecimento não constitui uma série de informações técnicas a serem aprendidas pelos alunos, mas de construção de saberes. Nessa perspectiva, se descortina um vasto campo de possibilidades pois, “o saber do povo” designa muitas formas de conhecimentos expressas nas criações culturais dos diversos grupos de uma sociedade.

Disponível em: <http://www.impactosmt.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:a-importancia-de-trabalhar-a-diversidade..>. Acesso em: 23 mar. 2014 (com adaptações).

Considerando as ideias do texto acima, e os preceitos fundadores contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), apresentados nesta disciplina, avalie as afirmações a seguir. Constitui-se como preceitos fundadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais:

I - Repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais.

II - Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão.

III - Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural.

IV - Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.

É correto apenas o que se afirma em

Resposta Selecionada:

Corretab.

I, II, III e IV.

Resposta Correta:

Corretaa.

I, II, III e IV.

Feedback da resposta:

Resposta correta:

I, II, III e IV.

Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Sabemos que ao vivermos estamos ensinando e aprendendo concomitantemente com as situações do cotidiano. No entanto, as mudanças serão processadas ao longo da existência. O combate às diferenças é algo contínuo e gradativo. Porém, os professores devem se engajar para que a conquista se efetive. O professor, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, exerce um papel de grande importância. É da incumbência do professor:

Considerando as ideias do texto acima, e os preceitos contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), apresentados no conteúdo da unidade, avalie as afirmações a seguir.

I - O professor deve analisar a forma adequada de trabalhar para que ocorra a aprendizagem.

II – O professor deve proceder à avaliação, considerando os inúmeros fatores sociais e culturais que envolvem uma sala de aula.

III – O professor deve considerar apenas como situações de aprendizagens àquelas advindas da esfera social.

É correto apena s o que se afirma em

Resposta Selecionada:

Corretad.

I e II.

Resposta Correta:

Corretad.

I e II.

Feedback da resposta:

I e II.

Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto a seguir: A diversidade cultural é muito mais complexa e multifacetada do que pensamos. Significa muito mais do que a apologia ao aspecto pluriétnico e pluricultural da nossa sociedade. Por isso, refletir sobre a diversidade cultural exige de nós um posicionamento crítico e político e um olhar mais ampliado que consiga abarcar os seus múltiplos recortes. Diante de uma realidade cultural e racialmente miscigenada, como é o caso da sociedade brasileira, essa tarefa torna-se ainda mais desafiadora. GOMES, Nilma Lino. Educação e Diversidade Étnico-cultural. In: BRASIL. Diversidade na Educação:reflexões e experiências. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2003. p.70 Analisando o texto acima, assinale a opção correta acerca da diversidade, segundo a autora:

Resposta Selecionada:

Corretae. A autora discorre sobre a referida temática advertindo-nos de que a luta pelo direito e pelo reconhecimento das diferenças não pode resultar em práticas culturais, políticas e pedagógicas solitárias e excludentes. Destaca-se a escola como um privilegiado para fomentar o diálogo e a garantia da cidadania para todos.

Resposta Correta:

Corretad.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com