TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTOES AULA TEMA 03 CIENCIAS SOCIAIS

Casos: QUESTOES AULA TEMA 03 CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 5

Ciências Sociais

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Notas:

Sobre o chamado processo de socialização, é incorreto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A socialização deve ser vista como um processo que dura a vida inteira, considerando que o comportamento humano é continuamente modelado pelas interações sociais. Além disso, a socialização é o principal canal para a transmissão da cultura, por meio do tempo e das gerações.

b. A ligação entre mãe e filho é uma forma de socialização primária, abrindo caminho para, posteriormente, ocorrer a ação de agentes formais de socialização secundária, como as escolas

c. No caso das crianças, a socialização pode ser considerada como uma espécie de “programação cultural” por meio da qual se absorve, de forma passiva, as influências sociais do meio em que se vive (correto)

d. A socialização é o principal canal para a transmissão da cultura, por meio do tempo e das gerações

e. A socialização deve ser vista como um processo que dura a vida inteira, considerando que o comportamento humano é continuamente modelado pelas interações sociais

Resposta correta: No caso das crianças, a socialização pode ser considerada como uma espécie de “programação cultural” por meio da qual se absorve, de forma passiva, as influências sociais do meio em que se vive.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta porque o processo de socialização, pelo qual passa uma criança, é onde a criança indefesa passa a ser “construída” para se tornar uma pessoa autoconsciente e instruída, moldada nos moldes da cultura em que nasceu. Entretanto, este processo de socialização na infância não se dá de forma totalmente passiva para a criança. Isto porque mesmo os recém-nascidos possuem necessidades e exigências que afetam o comportamento dos responsáveis por seu cuidado. Portanto, a criança é um ser ativo desde o início.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

Considerando o que são os papéis sociais, julgue as afirmações a seguir como Verdadeiras ou Falsas:

I – Os papéis sociais são aprendidos pelos indivíduos ao longo do processo de socialização a que estes são submetidos.

II – O papel social é fixo numa sociedade.

III – Os indivíduos assumem papéis sociais por meio de um processo constante de interação social.

IV - Os indivíduos simplesmente assumem papéis, mais do que criam ou negociam.

Escolher uma resposta.

a. I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Falsa (correto)

b. I – Verdadeira, II – Verdadeira, III – Verdadeira, IV – Falsa

c. I – Falsa , II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Falsa.

d. I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Verdadeira

e. I – Verdadeira, II – Falsa, III – Falsa, IV – Falsa

Resposta correta: I – Verdadeira, II – Falsa, III – Verdadeira, IV – Falsa

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, sendo que as afirmações II e IV são falsas, pois os indivíduos não são simplesmente sujeitos passivos esperando para serem instruídos ou programados; eles possuem autonomia e seus comportamentos não são direcionados por prescrições decorrentes de papéis sociais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

A respeito dos papéis sociais, assinale a opção correta:

Escolher uma resposta.

a. Para cada papel social existente há uma expectativa em relação a seu desempenho, e todos que possuem um mesmo papel devem desempenhá-lo exatamente da mesma maneira

b. A socialização proporciona ao indivíduo a aprendizagem sobre os papéis sociais e então ele é direcionado a fazer o que a sociedade determina para a sua vida

c. O papel social é o comportamento esperado de uma pessoa que detém certo status. Uma pessoa pode ter vários status e a cada um deles corresponde um papel específico (correto)

d. Todas as afirmativas são falsas.

e. Uma pessoa só pode desempenhar diferentes papéis sociais, e estes podem entrar em conflito. Quando isto acontece, a pessoa é julgada socialmente e assim induzida a relegar algum dos seus papéis

Resposta correta: O papel social é o comportamento esperado de uma pessoa que detém certo status. Uma pessoa pode ter vários status e a cada um deles corresponde um papel específico.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, já que um indivíduo ao longo de suas vidas acumulam o desempenho de diferentes papéis sociais e cada papel social corresponde a um status, isto é, uma posição a ser ocupada na sociedade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question4

Notas: 1

A estrutura da personalidade de um indivíduo se relaciona à estrutura da sociedade à qual ele pertence. Isto significa dizer que:

Escolher uma resposta.

a. As sociedades formam as personalidades dos indivíduos dentro de determinados padrões de normalidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com