TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais as diferenças mais importantes entre a mentalidade feudal e a renascentistas?

Tese: Quais as diferenças mais importantes entre a mentalidade feudal e a renascentistas?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Tese  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

• Quais as diferenças mais importantes entre a mentalidade feudal e a renascentistas?

FEUDALISMO: Na Idade Média. Dominação política e filosófica inteiramente da igreja, portanto, as formas de vida social eram intocáveis. Não existia comércio, o que predominava era a troca. Eram compostos por três grupos sociais, os nobres, o clero e os servos. Grandes latifundiários possuíam as terras nas quais os camponeses tinham que trabalhar a fim de ganhar seu sustento.

RENASCENTISTA: A redescoberta e revalorização das referências culturais, nas artes, na filosofia e na ciência. Podendo-se discutir as normas e formas de organização social, possibilitando a formulação de uma nova atitude intelectual, o racionalismo. Pensadores apresentavam projetos para uma nova sociedade. Os cidadãos começaram a se libertar dos senhores feudais e do poder da igreja, surgindo o comércio.

• Analise as principais concepções políticas de Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau.

Maquiavel, ao separar a ética da política, favoreceu a constituição de uma ciência política. Seu propósito foi escrever como a política é e não como ela deveria ser. E respondeu que o objetivo da política é manter o poder do estado, e para lutar pelo poder não há limites do juízo moral (“O fim justifica os meios”).

Hobbes acreditava que a formulação de uma teoria política baseada em fundamentos lógico-racionais poderia estabelecer a paz social. Ele queria organizar a sociedade política por meio da matemática.

Locke defendia que os homens tem consciência da lei natural, ensina que todos os homens são iguais e independentes, e que ninguém deve prejudicar outra pessoa. Os seres humanos possuem direito à vida, saúde, liberdade ou propriedade.

Rousseau afirmava que a liberdade é à base da condição humana, o que nos torna dignos. Para ele o grande mal dos tempos modernos era a civilização burguesa, com hábitos de luxo e de criação de desejos artificiais. Ele propunha uma vida social simples, uma sociedade baseada na justiça, igualdade e soberania do povo. O governo é uma instituição que promove o bem comum e só é suportável enquanto justo e caso contrário deve ser substituído.

• O que é soberania para Rousseau?

O soberano é a pessoa pública. Ao eleger um soberano é estabelecida uma relação entre povo e soberano. Não é possível separar os líderes do povo e a vontade geral é a que deve prevalecer, pois tudo é de todos. Assim, ele defende três formas de governo, monarquia para os estados grandes, aristocracia para os estados médios e a democracia para os estados pequenos.

• O que o homem do iluminismo esperava da ciência?

Os filósofos pretendiam não só transformar o pensamento, mas a própria sociedade. Eles queriam aplicar os métodos matemáticos no estudo dos fenômenos sociais e que a ciência pudesse explicar tudo o que acontece na natureza e no universo.

• Quais as condições sociais e econômicas que favoreceram o pensamento burguês a partir do século XVII?

Com novos projetos e pensamentos sociais, veio junto a Revolução Francesa, que levou o poder político a burguesia, destruiu os fundamentos da sociedade feudal e promoveu profundas inovações na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com