TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionáro

Por:   •  7/10/2015  •  Tese  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE

CURSO SERVIÇO SOCIAL

ADRIANA MARIA PEREIRA DA SILVA

RESUMO:

O OURO E  O SURGIMENTO DA NACIONALIDADE

Professora: Marcela

1º período  

RECIFE/2013

QUESTIONÁRIO

1) A desigualdade social origina-se na distribuição desigual dos frutos da natureza e do trabalho. Isso é verdade? Explique?

É verdade. O problema da pobreza adquire demoções históricas de longa duração.

2) Como Thomas Hobbes explica a desigualdade?

Entendendo que todos os indivíduos são iguais, ele define que a desigualdade estimula uma luta sem fim entre todos gerando um estado de violência.

3) Qual a contribuição de John Locke para o debate sobre as origens da desigualdade?

Ele partiu de uma necessidade central, constituindo uma sociedade política onde homens livres e iguais se tivessem propriedade à zelar. Só era livre quem tinha dinheiro.

4) E Jean-Jaques Rousseau o que fala sobre o tema?

Ele relata o seguinte, que a liberdade só teria sentido se fosse edificada na igualdade, deveria ser moralmente assentada e legitimada por meio dos fundamentos jurídicos ou seja só poderiam ser livre os iguais, os homens poderiam ser livre e iguais perante a ela.

5) Como era vista a pobreza no inicio do século XXI? Faça um paralelo com o texto de Ednéia Machado quando ela fala do primeiro objeto de serviço social (o homem)?

No século XXI, a pobreza continua sendo tratada como conseqüência do fracaço social com sua falta de vontade dos indivíduos  do grupo. O objeto social está inteiramente vinculado com o homem e o mundo. Passa-se à compreensão do que este homem analfabeto, pobre, desempregado, etc... é o fruto de m conjunto de situação que merecem intervenção profissional.

6) Qual a visão Marxista (originada do pensamento de Karl Marx) sobre desigualdade social?

A desigualdade na sociedade burguesa engendaram-se de sistemas de organização social no qual uma classe produz e outras a própria do produto desse trabalho, evidenciando contradições entre elas o produto deles mesmas.

7) Como era a questão social no Brasil no século XX? Procure no texto como a questão social era tratada no Brasil em cada década: 1930, 1940, 1950, 1960 e 1970?

A desigualdade social era profundamente fincada na sociedade de classe dependente na década de 30, o Brasil via a questão social, como um caso de política, encontrava-se na repressão armada, não havia outro lugar se não fosse a pobreza. Na década de 40, ocorreram mudanças importantes no meio econômico o estado passou a investir na criação de infra-estrutura que pudesse sustentar a indústria que vinha em marcha a partir dos anos 50 a forma de lidar com a questão social mudar o que não implicar necessariamente encaminhamentos das graves problemas na década de 60 e 70, o tratamento da questão social voltou a estaca zero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (57.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com