TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões AVA Aula-tema 3: O Caminho Da Sustentabilidade

Trabalho Escolar: Questões AVA Aula-tema 3: O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera Jundiaí

Questões AVA Aula-tema 3: Ciências Sociais

Aluna: Flávia Gonçalves Lopes RA: 9977020977

Curso: Administração 1° 68 A

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

****

A Sociologia pode nos proporcionar uma visão de mundo ampla e ajuda a

entender que nosso “mundo social” não é único. O que existe, na verdade, é um universo social que é construído socialmente e por meio da Sociologia, temos a possibilidade de conhecer, compreender e aprender a respeitar as diferenças.

Para que tudo isso aconteça e nos forme pessoas com capacidade de viver em sociedade como qualquer individuo é preciso começar lá atrás, no inicio de nossas vidas, ou seja, na infância. É na infância que vamos formar o caráter para nossa vida adulta, através de nossos pais e da nossa família que aprendemos como os valores morais podem nos ajudar a evoluir tanto pessoalmente como profissionalmente. Através do contato com a família temos exemplos e influências diretamente ligadas à ética e a moral.

Mas para aprender como conviver socialmente em uma sociedade além da nossa família nosso segundo contato é na escola. É lá que vamos aprender a respeitar as diferenças e constatar que todos tem uma forma de pensar e agir diferente do nosso grupo e aprender conviver com isso é fundamental para a nossa formação. Eu por exemplo era muito fechada e não conseguia expor minhas opiniões para as pessoas, mas depois que entrei na escola desenvolvi meu lado crítico e hoje consigo me expressar melhor.

A vida em sociedade é pautada também em relações sociais, se o individuo tem uma posição social de prestigio, ou seja, um status, isso acaba por determinar seu comportamento na sociedade, podendo torna-lo uma pessoa de admiração ou ser recriminado.

Diante disso, tem-se o conceito de socialização, que remete ao processo através do qual o ser humano, desde criança, aprende o modo de vida de sua sociedade, desenvolvendo sua capacidade de se tornar um indivíduo e um membro do grupo em que se encontra. A socialização é, portanto, um processo cultural em que se adquirem as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com