TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO SOBRE OS IMPACTOS TRAZIDOS PELAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL.

Ensaios: REFLEXÃO SOBRE OS IMPACTOS TRAZIDOS PELAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  368 Visualizações

INTRODUÇÃO

O presente trabalho resulta de pesquisa bibliográfica, destacando autores, que são responsáveis pelo estudo da questão social. Considerando ser a questão social um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista.

Parafraseando Pfeifer e Adams (2012). A expressão “Questão Social” vai envolver o fenômeno do pauperismo que é fruto do surgimento do capitalismo a partir do século XIX, e que afetava, principalmente, a classe trabalhadora na Europa Ocidental durante a Revolução Industrial.

Nesse contexto segundo os mesmos autores:

A sociedade capitalista que se estabelece tem por base uma lógica exploradora e desigual, posta estruturalmente pela forma de organização da produção que, mediante diferentes fatores, possibilitou a apropriação privada da riqueza social (PFEIFER E ADAMS 2012).

Nesse trabalho objetivou-se tecer uma reflexão critica sobre as refrações da questão social no passado extrapolando no contexto da atualidade.

DESENVOLVIMENTO

As expressões da Questão Social referem-se ao conjunto diversificado de formas em que a exclusão e as desigualdades sociais se manifestam na vida dos sujeitos, sejam em situações de falta de acesso ou falta de condições indignas de moradia, de alimentação, de educação, de saúde, de trabalho, situações de violência, entre outros, todas vividas cotidianamente pelos indivíduos, famílias e comunidades. Logo, são expressões das desigualdades econômicas, políticas, culturais e sociais construídas no bojo da estrutura capitalista e que se aprofundam ou se transformam ao longo da história

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com