TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representando a origem

Tese: Representando a origem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  Tese  •  5.189 Palavras (21 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 21

Valparaíso GO

2012

Introdução

A existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores ,foi observada por volta de 4.000 a.c, na civilização sumério-babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.

As primeiras anotações eram feitas em termos físicos, pois somente havia trocas, o que fez com que sua evolução fosse bastante lenta. Em 1.100 A.C. este quadro alterou por ocasião do surgimento da moeda.

A contabilidade e a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários.

Hoje é obrigatória a disciplina de contabilidade para os estudantes que estejam cursando na área contábil. A contabilidade é um importante instrumento para a tomada de decisões, seja qual for o tipo de usuário. A teoria da contabilidade dá suporte para que a contabilidade exerça o seu papel como um sistema de informação e avaliação destinado a prover aos seus usuários com demonstrações e analises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, atendendo a seu principal objetivo.

A contabilidade já no inicio da civilização tem por objetivo: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimos dessa riqueza. Como o homem, é ambicioso, naturalmente, a contabilidade existe desde o inicio da civilização. Alguns teóricos preferem dizer que ela existe, pelo menos, desde 4.000 antes de Cristo, outros falam em 6.000 A.C.).

Antigamente, mesmo sem existir as formas que conhecemos hoje para contabilizar, os homens já sabiam como fazer para contabilizar suas riquezas, usavam até pedrinhas para somar o que tinham e o que vendiam. Os homens eram bem inteligentes “quem não tem cão caça com gato” e assim passaram muitos anos dessa forma.

Logo então surgiu a evolução da contabilidade, que veio lenta ao longo dos séculos, mas atingiu um nível de desenvolvimento, sendo chamada de fase lógico-racional ou fase pré-científica da contabilidade. Em países de primeiro mundo a profissão é muito valorizada, no Brasil até a década de 60 este profissional era chamado de guarda-livros. Na década de 70, desapareceu esta expressão e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.

No Brasil, a estrutura da teoria contábil e definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (conselho federal de contabilidade) e o Comitê de pronunciamentos contábeis.

Etapa 1

A Origem da Contabilidade

A historia da contabilidade é tão antiga quanto à própria historia da civilização. está ligada ás primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção á posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Nessa época ainda não havia dinheiro e as pessoas viviam apenas de troca para sobreviver. as famílias trocavam as coisas que possuíam por aquelas que não tinham.exemplo:trocava uma cabra por um saco de farinha de trigo.

Esse era o meio de sobrevivência das pessoas. Nada era comprado, apenas trocado. Não existia dinheiro, e consequentemente, não havia o poder de compra, apenas o poder de barganha.

Segundo os historiadores, Aristóteles já refletia cerca de uma ciência que controlaria a riqueza do mundo. portanto a ciência contábil seria uma das ciências mais antigas que se conhece.

Diversos registros mostram que as civilizações antigas já possuíam um esboço de técnicas contábeis. Podemos citar como exemplo a obra de “summa de aritmética, proportioni ET proportionalita”, de frei paccioli, que foi publicada em Veneza no ano de 1494 e que descreve, em um dos seus capítulos, um método empregado por mercadores de Veneza no controle de suas operações posteriormente denominado “método das partidas” ou método de Veneza”.

Nos séculos seguintes a contabilidade expandiu sua utilização para instituições como a igreja e o estado, sendo muito importante no desenvolvimento do capitalismo.

Porém, nessa época, as técnicas e as informações ficavam restritas aos donos dos empreendimentos, uma vez que os livros contábeis eram considerados sigilosos. isso limitou consideravelmente o desenvolvimento da ciência, pois não existia troca de ideias entre os profissionais.

O único objetivo da contabilidade nessa época era informar ao dono do negocio qual o lucro obtido numa empreitada comercial.com o desenvolvimento do mercado acionário e o fortalecimento da sociedade comercial, é que a contabilidade passou a ser considerada como um importantíssimo instrumento para a sociedade.

A origem da contabilidade esta ligada a necessidade de registros do comercio. há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A pratica do comercio não era exclusiva destes,sendo exercida nas principais cidades da antiguidade.

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da contabilidade na antiguidade.

Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se em por volta de 8.000 A.C. em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Uruk era um centro da civilização sumeriana. Esses primeiros registros contábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem, ou fosse mandado para ser tosquiado, ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrando dessa forma a transação e auxiliando o controle do patrimônio por parte do proprietário. Dessa forma, um único evento contábil (por exemplo, um empréstimo de um boi) envolveria dois receptáculos de barro, um que forneceria uma ficha e outro que receberia esta ficha.

Após a criação das fichas de barro para o controle da contabilidade, houve a criação de tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e Ur, também na Suméria. Dessa forma, a invenção da escrita pelo homem está intimamente ligada ao surgimento da Contabilidade.

Tábua de pedra calcária registrando a fundação de um templo em Larsa, na antiga Suméria, em 1820 A.C. Exemplo de escrita cuneiforme.

O antigo Egito também contribuiu com grandes avanços na ciência contábil, principalmente devido à necessidade do governo de organizar a arrecadação de impostos. Os antigos egípcios inovaram ao efetuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com