TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotomoldagem

Tese: Rotomoldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  Tese  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É ROTOMOLDAGEM?

A Rotomoldagem é um processo altamente versátil que possibilita uma vasta gama de produção a partir da transformação de termoplásticos. Por meio dele é possível idealizar e viabilizar os mais variados projetos para demandas, preferências e necessidades com asvantagens da personalização e do baixo custo.

A RotomixBrasil te ajuda a entendender melhor…

O próprio nome ‘Rotomoldagem‘ já nos fornece uma ideia do que se trata. Também conhecido por Moldagem Rotacional ou Fundição Rotacional, o processo se dá por meio do aquecimento de materiais poliméricos no qual a fusão e a transformação de uma determinada peça acontecem pela ação conjunta de temperatura e rotação – do ponto de vista processual não há limites quanto às dimensões dessas peças.

A Rotomoldagem acontece em 4 etapas:

O PRIMEIRO MOMENTO consiste na alimentação do molde com o polímero utilizado pré-medido.

Na SEGUNDA ETAPA o molde é levado ao aquecimento. Graças ao efeito sinérgico entre ocalor recebido do forno e a movimentação biaxial realizada, o aquecimento acontece de forma uniforme no interior do molde, possibilitando a moldagem da peça desejada.

Com o molde ainda em movimento rotacional partimos para a TERCEIRA PARTE do processo: o resfriamento. O molde é conduzido até uma zona resfriada para que o material já distribuído de modo uniforme na espessura projetada ganhe a forma final da peça.

Vale destacar que na Rotomoldagem detalhes de superfície, como logotipos e texturas diferenciadas não saem prejudicados. Tudo é incorporado com sucesso.

Passamos então para a ÚLTIMA ETAPA: a desmontagem acontece numa área especial, na qual a peça pronta é retirada cuidadosamente do molde.

Ao contrário de outros processos, a Rotomoldagem não exige altas pressões de moldagem. Como explicado, a fusão e a transformação do material acontecem pela força centrífuga.Além disso, as várias partes de uma peça podem ser produzidas em uma só máquina, fatores que somados possibilitam um custo final mais baixo do produto.

Polietileno

O polietileno é um produto de hidrocarboneto que é considerado ecológico e que não se dissolve e nem incha facilmente na maior parte dos solventes comuns, de acordo com Manufacturers Monthly. Estas características tornam o polietileno um materialideal para uso na construção de tubagem.

Vantagens

Os tubos de polietileno oferecer características desejáveis como baixo peso, resistência à abrasão, resistência à corrosão, resistência ao impacto e flexibilidade superior.

Desvantagens

Apesar das muitas vantagens associadas com os tubos de polietileno, este tipo de tubo não é resistente à oxidação de ácidos, cetonas e hidrocarbonetos clorados, de acordo com Manufacturers Monthly.

Luz Ultravioleta

De acordo com redes de canalização, os tubos de polietileno não devem ser utilizados em situações que serão expostos diretamente à luz solar, uma vez que podem degradar na presença de luz ultravioleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com