TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S.A.D.C & A.L.C.A

Monografias: S.A.D.C & A.L.C.A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é uma organização sub-regional de integração econômica dos países da África austral. A sede encontra-se em Gaborone, no Botswana, as línguas oficiais da Comunidade são o inglês, o francês e o português.

Essa organização existe desde 1992, que é uma transformação da SADCC (Conferência de Coordenação para o Desenvolvimento da África Austral), criada em 1980 por nove dos estados membros. Em 2011, a SADC já reúne 14 países do sul da África (África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, República Democrática do Congo, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe).

O principal motivo da comunidade de desenvolvimento da África (SADC) é estabelecer a paz e a segurança na região através da integração desses países, pretende-se alcançar o desenvolvimento econômico, desenvolver politicas comuns, proporcionar a consolidação dos laços históricos, sociais e culturais entre os povos da região, buscar garantia para sua população do bem estar econômico, melhorias de qualidade de vida, liberdade, justiça social, paz e segurança. Todos esses aspectos serão obtidos mediante a cooperação entre os países membros.

A região busca o desenvolvimento econômico através de fatores como a exploração dos recursos naturais, grande potencial energético (petróleo, carvão, biomassa, energia solar, energia eólica), infraestrutura além da vasta população proporcionando mão de obra e mercado consumidor. Para esse desenvolvimento econômico é essencial que se promova a indústria local. Com a industrialização trará como resultado a independência em relação aos produtos industrializados estrangeiros e aos produtos da África do Sul, que exerce um claro domínio sobre o mercado dos seus vizinhos. A estratégia principal consiste na reabilitação e crescimento das capacidades já existentes.

Os projetos de industrialização tem o objetivo de produzir sempre mercadorias que fiquem em destaque no mercado regional, mas que possam também ser exportadas seja para fora do bloco ou não, e que tenham a maior parte possível da matéria prima extraída dentro dos países membros.

Um dos projetos na área de educação é a qualificação da mão de obra. Os profissionais a serem formados são os que foram identificados como os mais importantes ao desenvolvimento imediato, como gestores públicos, técnicos, engenheiros (especialmente agrícolas) e cientistas com formações aplicáveis à indústria. Devido à falta de capacidade de treinamento local desses cargos, têm sido oferecidas bolsas de estudo em centros de formação estrangeiros, e tem-se apostado na criação de centros de formação intelectual e técnica na região.

O combate ao HIV é um dos projetos que também se encontra entre as prioridades da SADC, uma das metas em 2011 era informar 95% da população entre 15 e 24 anos sobre os conceitos básicos que concernem a doença, ter menos de cinquenta por cento das crianças infectadas e, em 2015, obter um decréscimo do número de infectados.

Eles pretendem aumentar a participação da mulher em todas as camadas da sociedade. Espera-se em menos de cinco anos conseguir abolir todas as cláusulas sexualmente discriminatórias nas constituições de todos os países, instituir leis que garantam direitos iguais a homens e mulheres, reduzir a violência contra mulheres e crianças e chegar-se a uma participação muito maior da mulher na sociedade. Em uma década espera aumentar-se a participação feminina em cargos governamentais e empresas estatais.

Em busca da criação de um mercado comum, a Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento está desenvolvendo projetos como: União Aduaneira (UA), que foi desenvolvida em 2010; o Mercado Comum (MC), para 2015; União Monetária (MU), para 2016; e a implantação de uma moeda única em 2018.

A.L.C.A

A Área de livre comércio das Américas (A.L.C.A) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton durante a Cúpula das Américas, em Miami. No dia 9 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, (Brasil, Chile, Argentina, Equador, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Antiga e Barbuda, Trinidad e Tobago, Bahamas, México, Panamá, Suriname, Guiana,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com