TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo livre

Seminário: Socialismo livre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Seminário  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

A concepção de que o socialismo é distribuição da miséria entre os que trabalham é o argumento de menor imaginação da ideologia burguesa capitalista, quando quer defender seus privilégios de classe, com base em um modo de produção capitalista anárquico, sem planejamento, e voltado simplesmente para encher o bolso de uma minoria dona das empresas privadas.

O socialismo livre, que defendemos, é a aposta em uma educação para OUTRO tipo de sociedade em que o TRABALHO seja uma alegria e não um suplício. No socialismo livre o TRABALHO não é uma exploração e uma tortura, como ocorre no capitalismo. No capitalismo, trabalhar em empresas privadas é uma tortura, pois simplesmente o trabalhador, para receber pífios salários, entrega grande parte do tempo de toda a sua vida para encher o bolso de burgueses sugadores, exploradores de mais-valia, estelionatários legalizados do trabalho não pago aos outros.

No socialismo livre, trabalhar em benefício de todos é uma alegria, é um prazer, não é a imposição fatigante definida pela lógica capitalista que até hoje só desenvolveu a cultura do TRABALHAR com base no chicote, com base na punição, com base na miséria do outro. Que imaginação curta a da ideologia burguesa, quando se trata de fazer mover a sociedade pelo/através do trabalho! Faz do trabalho uma tortura das massas trabalhadoras e ainda acha isso o máximo da evolução humana.

O socialismo livre é outra forma de encarar o trabalho e uma revolução na forma de organizar o trabalho social. Um exemplo: eu trabalho na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais como professor. Meu salário é uma vergonha, mas trabalho ali com grande ALEGRIA, porque não trabalho para o PSDB de Anastasia / Aécio Neves, governo inimigo dos alunos da escola pública, já que tal governo sucateia essa escola dia após dia.

Mas por que trabalho com alegria na Rede Pública Estadual de Ensino, mesmo com um Governo Inimigo da Escola Pública? Trabalho com ALEGRIA, justamente porque sou um servidor público dos estudantes filhos da classe trabalhadora. E a educação, no mundo socialista livre que defendemos, deverá ser 100% pública, não tem de existir escola privada, saúde privada, construtoras de casas privadas, etc. Luto, portanto, desde já, para melhorar as condições de trabalho na escola pública, na saúde pública, etc, logo, com orgulho faço todas as greves que o meu sindicato organiza, justamente porque quero melhorar a escola pública de nossos alunos filhos da classe trabalhadora. A classe trabalhadora merece um serviço público de qualidade. Faço meu trabalho com total responsabilidade e ALEGRIA, porque a classe trabalhadora merece ser bem tratada com a minha prestação de serviço público que, aliás, é paga com o dinheiro da própria classe trabalhadora. Esse é um exemplo micro de como deve ser encarado o trabalho na sociedade socialista livre: uma alegria de servir ao bem comum de todos, através de empresas estatais e públicas, não um trabalho-tortura, em troca de míseros salários, para enriquecer meia dúzia de burgueses exploradores. Governos inimigos do serviço público, porém, deliberadamente sucateiam os serviços públicos para privatizá-los paulatinamente, fazendo de todo trabalho uma tortura a serviço de dar lucros para patrões exploradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com