TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Burocratica

Exames: Sociedade Burocratica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 6

A sociedade burocrática

A organização burocrática ,é o sistema social mais formalizado (construído, elaborado, moldado) que existe. Dentro da sociedade burocrática, são exigidos comportamentos e condutas padronizadas, seguindo um significado lógico nas organizações. A empresa é a instituição principal nesse processo, pois ela trata de reproduzir comportamentos. Já as escolas preparam as pessoas para assumir funções específicas na organização, separando as diferentes camadas sociais na aprendizagem de sua função específica.. A organização molda o indivíduo de acordo com seus interesses, e o indivíduo também tenta exercer influência na busca de satisfação pessoal. Mas embora esses indivíduos já cheguem na organização preparados para assumir um papel, nunca o indivíduo se serve totalmente da organização, nem a organização deste, pois sempre haverá surpresas nas expectativas de ambos os lados sobre relações sociais não pré definidas. Aí começa o processo de socialização.

A socialização consiste num processo no qual o indivíduo, com um potencial muito amplo de desenvolvimento de comportamentos, é levado pela organização a desenvolver comportamentos específicos padronizados de acordo com cada organização. Na verdade esse processo começa antes do indivíduo entrar na organização, pois desde seu nascimento ele já recebe dos outros sistemas, valores e comportamentos que serão aceitáveis dentro da organização burocrática. Esse processo porém , não se dá num passe mágica, pois essa transmissão da ideologia pela organização ao indivíduo, apresenta algumas fases até que o indivíduo esteja adaptado de forma a se identificar com essa organização: a fase inicial, quando o indivíduo chega na organização já trazendo consigo determinados valores, a fase de confronto, quando o indivíduo vai passar por um processo de confirmação e negação dos seus valores para ser moldado de acordo com a organização, e por último, a aquisição, quando o indivíduo começa a desenvolver esses comportamentos modificados. Quanto à aquisição de comportamentos, existem três tipos de comportamento a serem distinguidos. Os comportamentos pivotais, que são considerados essenciais, os relevantes, que são considerados desejáveis, e os periféricos, que são permitidos e podem vir a se tornar relevantes para a organização.

Existem vários métodos de promover a socialização. A seleção de candidatos é um método muito usado, onde quem não tem comportamentos que podem ser moldados pela organização são deixados de lado. Outro método é o treinamento, que desenvolve habilidades técnicas ligadas à área específica, e age também no desenvolvimento de habilidades adaptativas, que termina na mudança da auto-imagem.. O aprendizado, que é diferente do treinamento, é um método no qual um membro da organização é designado para passar instruções de forma de comportamento a um grupo que esteja chegando na organização. Outro método pelo qual passam os iniciantes na organização, é a experiência carismática, onde seus valores e sua auto-imagem são substituídos por um estado mais humilde, que favorece a assimilição das influências da organização. E ainda uma outra maneira de socialização, é a antecipação, onde o indivíduo adquire comportamentos de um grupo que ele ainda não pertencia.

Um aspecto importante na socialização, é o processo de controle social exercido pela administração. Esse processo acontece pela preocupação que a administração têm com o que está acontecendo nos níveis mais baixos. Para isso é criado um sistema de controle mensurável, que possa medir o desempenho individual da função, e se ela atende ao interesse da organização. É evidente que esse controle mensurável muitas vezes não atinge o seu ideal, pois passa a medir o processo de trabalho, e não a sua contribuição para o sistema. Porém para se entender todo o processo de controle social, é preciso analisar o clima organizacional, que é específico de cada organização e consiste no conjunto de valores, comportamentos, conduta e sentimentos que estão presentes na organização.

Concluindo, a burocratização atinge todos os setores da sociedade, e leva a pessoa à perda de sua relação com os semelhantes e com ele próprio, como indivíduo. Ele passa a agir de acordo com formas racionais e destanizadas de acordo com comportamentos que lhe foram passados pela organização, respondendo sempre como membro da organização. É o homem organizacional, que foi indispensável para o crescimento e superação do capitalismo.

http://www.canaldoestudante.com.br/templates/estudante/publicacao/publicacao.asp?cod_Canal=9&cod_Publicacao=1481&cod_grupo=

Burocracia: Max Weber e o significado de "burocracia"

Renato Cancian, Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

09/04/200710h19

Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados.

O termo "burocracia" surgiu na segunda metade do século 18. Inicialmente foi empregado apenas para designar a estrutura administrativa estatal, formada pelosfuncionários públicos. Eles eram responsáveis por várias áreas relacionadas aos interesses coletivos da sociedade, como as forças armadas, a polícia e a justiça, entre muitas outras.

No século 20, após a criação da União Soviética, o termo burocracia apareceu como uma crítica à rigidez do aparelho do Estado e aos partidos políticos que sufocavam a democracia de base, em análises feitas por cientistas sociais, principalmente de tradição marxista.

Segundo a perspectiva desses filósofos e pensadores, o avanço da burocratização, tanto nas estruturas estatais como nas partidárias, traria consequências terríveis para uma futura sociedade socialista, pois, dentro do projeto revolucionário de esquerda, ela era concebida como um obstáculo à participação democrática popular.

Modelo Weberiano

O alemão Max Weber foi um dos mais renomados pensadores sociais, fundador e expoente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com