TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solidariedade

Trabalho Escolar: Solidariedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  987 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 3

Na obra do francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra títulada Da Divisão do Trabalho Social. Sua tese é de que a sociedade era mantida coerente por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas, o que ele chamou de solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas, que foi chamada de solidariedade orgânica.

A expressão “solidariedade” é derivada do termo “obligatio in solidum”, que no direito romano expressava a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma coletividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família. Assim, a solidariedade social subentende, a ideia de que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade e, assim sendo, sintam-se interdependentes.

Solidariedade mecânica

Característica da fase primitiva da organização social que se origina das semelhanças psíquicas e sociais (e, até mesmo, físicas) entre os membros individuais. Para a manutenção dessa igualdade, necessária à sobrevivência do grupo, deve a repressão social, fundamentada na consciência coletiva, ser severa e repressiva. O progresso da divisão do trabalho faz com que a sociedade de solidariedade mecânica se transforma.

Solidariedade orgânica

À medida que as sociedades se tornam mais complexas, a divisão do trabalho e as consequentes diferenças entre os indivíduos conduzem a uma crescente independência nas consciências. As medidas repressivas, que existem nas sociedades "primitivas", dão origem a um sistema legislativo que acentua os valores da igualdade, liberdade, fraternidade e justiça.

A separação do trabalho, característica das sociedades mais desenvolvidas, gera um novo tipo de solidariedade, não mais baseado na semelhança entre os componentes (solidariedade mecânica), mas na complementação de partes diversificadas. O encontro de interesses complementares cria um laço social novo, ou seja, um outro tipo de princípio de solidariedade, com ética própria, e que dá origem a uma nova organização social - solidariedade orgânica. Consistir em seu fundamento a diversidade, a solidariedade orgânica implica uma maior autonomia, com uma consciência individual muito mais livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com