TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica

Tese: Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

Émile Durkheim – Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica

11MAR

37 Votes

1) Qual a relação entre independência dos indivíduos e a divisão do trabalho social?

A divisão do trabalho ultrapassa o âmbito dos interesses econômicos, porque ela consiste no estabelecimento de uma ordem social e moral. Os indivíduos são ligados uns aos outros, de tal forma que, sem isso, seriam independentes; em vez de se desenvolverem separadamente, eles ajustam seus esforços; eles são solidários, por meio de uma solidariedade que não age somente nos curtos períodos em que se trocam serviços, mas que se estende muito além.

2) O que é solidariedade e qual o seu papel social?

Solidariedade liga o indivíduo com a sociedade; não consiste somente numa ligação geral e indeterminada do indivíduo ao grupo, mas torna também harmônicos os pormenores dessa conexão. Como os objetos coletivos são sempre os mesmos, sempre têm os mesmos efeitos. Sua função é manter intacta a coesão social, ao manter a consciência coletiva em toda a sua vitalidade. Se negada, perderia sua força se uma reação emocional da comunidade não vier compensar essa parte, ocorre o relaxamento da solidariedade social.

3) O que é solidariedade mecânica?

A solidariedade mecânica considera mais importante a consciência coletiva superior à consciência individual, suprimindo – por assim dizer – a personalidade do indivíduo. Ou seja, o indivíduo é uma coisa da sociedade e a consciência individual é uma simples dependência do tipo coletivo e todos os indivíduos são parecidos. Necessidade de um conjunto de crenças e sentimentos comuns a todos os membros mais ou menos organizado.

4) Onde encontramos a solidariedade mecânica?

Sociedades em que não há divisão do trabalho, ou seja, sociedades consideradas primitivas ou pré-capitalistas, como clãs e tribos.

5) Explique se a solidariedade diminui ou cresce conforme aumenta o excedente produtivo de

uma dada sociedade.

Quando há o excedente produtivo, a sociedade começa a dividir o trabalho, levando de uma solidariedade mecânica a uma solidariedade orgânica, o que é uma redução do poder coercitivo a consciência coletiva, o que leva ao próprio interesse das sociedades capitalistas. O que leva, a uma aproximação com a solidariedade proposta por Durkheim.

6) O que é solidariedade orgânica?

Sociedade que possui divisão de trabalho, mais desenvolvida se comparada à solidariedade mecânica; indivíduos diferentes, possibilidade de cada um possuir sua própria personalidade e esfera de ação, com a consciência coletiva deixando espaço para a consciência individual. A coesão resultante dessa solidariedade é mais forte. É dependente da sociedade, porque é dependente das partes que a compõem.

Em resumo, as diferenças entre as solidariedades orgânica e mecânica:

Fonte: Café com Sociologia

7) Explique a divisão do trabalho social.

A Divisão do trabalho social para Durkheim era uma forma de livrar a sociedade da anomia e aproximá-la de uma sociedade cujas funções sociais fossem o mais próximo possível das funções dos órgãos num organismo vivo, existindo assim uma solidariedade orgânica, sem que haja somente a repetição das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com