TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade: Agenda Local 21

Artigo: Sustentabilidade: Agenda Local 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Artigo  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Falar de sustentabilidade é analisar o cruzamento entre as variáveis físicas, sociais, ecológicas e as questões relativas à segurança do cidadão. Na situação atual do planeta, sustentabilidade implica ao mesmo tempo em rever noções tais como desenvolvimento, modernização, mercado mundial e bens de consumo. Por isso, não é uma questão apenas de relação com a natureza mas, principalmente de manejo inteligente tanto dos recursos naturais quanto dos recursos humanos, envolvendo uma compreensão do território na sua condição ético-produtiva, estreitamente ligada à noção de sociedade.

Como medida de responsabilidade socioambiental o governo criou o programa Agenda 21 Local que pode começar tanto por iniciativa do poder publico quanto as sociedade civil. Este programa é processo e documento de referencia para Planos Diretores e orçamento municipais, podendo também ser desenvolvido por comunidades rurais, e em diferentes territorialidades, em bairros, áreas protegidas, bacias hidrográficas. E, reforçando ações dos setores relevantes, a Agenda 21 na escola, na empresa, nos biomas brasileiros é uma demanda crescente, cuja maioria das experiências existentes tem se mostrado muito bem sucedidas.

O Ponto de partida é a formação de um grupo de trabalho composto por representantes da sociedade e governo, podendo ter a liderança de qualquer segmento da comunidade. Criar se também um Fórum permanente de desenvolvimento sustentável local, com função de definir seus princípios estruturantes e uma visão de futuro desejado pela comunidade, que represente, da melhor forma os diferentes pontos de vista e anseios de seus participantes. Essa visão deve ser traduzida em ações a serem incluídas nos processos de planejamento dos municípios e regiões envolvidos.

A Agenda 21 local por sua vez tratará assim de assuntos específicos de cada territorialidade abordando temas cujas decisões estão em sua esfera de atualização. Criando assim harmonia entre as competências e o apoio mútuo na formulação e implementação de ações para o desenvolvimento sustentável.

A adoção de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

Referencias:

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/

http://www.agenda21local.com.br/

http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-local

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com