TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tata

Casos: Tata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Esta etapa é importante para que você leia, reflita e debata textos relacionados aos problemas sociais, um dos objetos de estudo da Antropologia. Desta forma, você também elaborará parte do referencial teórico que fundamentará a confecção de seu manual. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe) Ler e debater coletivamente o livro:

JESUS, C. M. de. Quarto dedespejo: diário de uma favelada. 9. ed. (Coleção Sinal Aberto). São Paulo: Editora Ática, 2007.

Passo 2 (Equipe) Ler e debater entre o grupo os artigos acadêmicos:

YAZBEK, Maria Carmelita. O Serviço Social e a Pobreza. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012. MACHADO, Graziela Scheffer. O Serviço Social nas ONGs no campo da saúde: projetos societários em disputa. 2010. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012. Problemas sociais no Brasil. Editorial do site Sua Pesquisa. 2009. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.

ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL

Atividade Prática Supervisionada

Antropologia

Introdução

A presente atividade tem como objetivo de nos ensinar a compreender o ser humano na sua totalidade. Assim, procurar entender o universo psíquico, bem como a relação entre os indivíduos e culturas, suas histórias, linguagens, valores, crenças ou costumes incluindo a origem, a evolução e as ações da humanidade.

Ao falarmos sobre antropologia primeira devemos entender o conceito da palavra: de origem grega antbropos homem; logos= estudo e também razão “lógica” estudo do homem ou lógica do homem. A antropologia surgiu como um modo revolucionário e radical do homem pensar em si mesmo, que empurra o homem ao esforço de superar seus preconceitos sua própria cultura, para poder entender e vivenciar a cultura do outro, ou seja, qualquer cultura.

Não interessa à antropologia discutir temas como classe social e suas relações com a economia, e tão poucas assuntos pautados pelos sociólogos e político logos, mas existia algo que os antropólogos podiam ver, abriu-se um método fundamental urbano para a antropologia um método de pesquisa conhecido como “rede social”

Diante dos textos lidos e escolhido o problema social que é morador de favelavimos que a pobreza é uma categoria multidimensional, e portanto não se caracteriza apenas pela carência de bens materiais mas traduz pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.

São pessoas que vivem no seu mundo sem acesso a informações, recebem apenas as informações fornecidas pela televisão, informações estas consideradas metade ou mais da metade da educação de uma pessoa no Brasil.

Quando lemos o livro Quarto de despejo, diário de uma favelada, vemos o relato de Carolina uma catadora de papéis semi analfabeta, negra, pobre e favelada que descreve em seu diário quase que diariamente os acontecimentos da favela do Canindé, que poderia ser qualquer outras temos várias no Brasil, relata as brigas entre marido, mulher e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com