TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Toytismo

Por:   •  4/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 2

TOYOTISMO

- Regido pela demanda/ just in time / Kanban: produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária, tendo a constante reposição das peças/produtos.

- Estoque mínimo: produzir apenas o necessário

- Células de produção: trabalho cooperativo, diversificado e criativo.

- Produção variada: Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.

- Trabalho em equipe: cada equipe é encarregada por todo um processo produtivo.

- Trabalhador polivalente / multifuncional: treinado e qualificador para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em diversas áreas do sistema produtivo da empresa.

- Horizontalização da fábrica / terceirização: referente às etapas de acessórios da produção e de serviços, para que haja concentração da atividade naquilo em que a empresa possui maior competividade no mercado.

- Flexibilização das máquinas e dos trabalhadores: visando produzir somente o necessário, evitando a acumulação. Sendo esta produção ajustada conforme a demanda do mercado.

- Diminuição da porosidade: devido a redução de custos, e de não haver grandes estoques, se tem a diminuição da jornada de trabalho.

- Sindicatos por fábrica / manipulado e cooptado: com a hegemonia das classes dos trabalhadores, dificulta a construção de uma identidade coletiva  na perspectiva de promover ações sindicais.

- Mesmo com trabalhadores qualificados a estabilidade no emprego é relativa, pois há uma flexibilidade no mercado de trabalho relacionada com o custo dessa mão de obra. Na necessidade de um retreinamento, as empresas optam por contratar pessoas mais jovens, com salários menores.

- Controle de qualidade: se desenvolve por todos os trabalhadores em todos os pontos do processo produtivo.

- Enfatizam trabalhadores mais envolvidos com a lógica do capital, capaz de disponibilizar suas energias físicas e saberes na obtenção de resultados a custo prazo.

- Estimula a concorrência entre trabalhadores e empresas.

- Redução de operários nos processos de serviços e operações das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (60 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com