TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho, Consumo E Sociedade

Monografias: Trabalho, Consumo E Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  2.479 Visualizações

Página 1 de 4

ATPS Ciências Sociais

Etapa 2

Trabalho, consumo e sociedade.

O trabalho sempre existiu baseando nos primórdios da humanidade, a qual se tem que trabalhar para comer, trabalhar para viver. O avanço da vida com as questões da evolução o trabalho começou a se sair do controle, pois ao invés de trabalhar para viver o trabalho estava relacionado a acumulo tanto de fortuna quando a de consumo, ou seja, quanto mais trabalhar, mais dinheiro logo consumindo em grande quantidade.

O consumo existe desde os primórdios da humanidade. Porém, na atual conjuntura de sociedade em que vivemos, temos a presença de uma roda viva praticamente incontrolável: o homem trabalha para consumir; Trabalhando mais, produzirá mais; Produzindo mais, haverá mais oferta; Então, este é incitado a consumir, através da publicidade. E para consumir, deve trabalhar... Transforma-se, então, o homem num alienado dentro da esfera de trabalho e consumo.

Essa mistura trabalho, consumo e sociedade foi umas das causas a qual mexeu com todo o planeta levando as grandes guerras e desastres naturais tudo isso mas a obsessão do ser humano levar ao caos e desordem pelo resto do futuro Capitalista.

Interações Sociais existentes no cotidiano da Sociedade Atual.

Podemos definir INTERAÇÃO SOCIAL como sendo : a ação recíproca de idéias, atos ou sentimentos entre pessoas, entre grupos e ou entre pessoas e grupos. A Interação implica modificação do comportamento das pessoas ou grupos que dela participam. Para que a interação social se processe é necessário que haja contato social entre os indivíduos .O estudo dos grupos sociais é um dos principais campos da Sociologia. Abaixo segue algumas Interações Sociais existentes na Sociedade Atual.

Família - O primeiro grupo social com quem se tem contato é a família e depois delas outros passam a fazer parte da vida do indivíduo, transformando-o, cada vez mais, em um ser social A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições, um conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a interação dos membros da mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de padrões transacionais.

Escola - A escola exerce um papel importante na consolidação do processo de socialização, processo este que ocorre já no início da vida da criança. A Escola será determinante para o desenvolvimento cognitivo e social infantil e portanto para o curso posterior da sua vida. É na escola que se constrói parte da identidade de ser e pertencer ao mundo.

Religião - É um conjunto de sistemas culturais e de crenças, além de visões de mundo, que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seu próprios valores morais. O referido atributo de fenômeno social atribuído à religião perpetua-se através das cerimônias habituais, que decorrem predominantemente em locais de culto indicados para tal: igrejas, templos ou santuários.

Comunidade – É um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico.

Sociedade - É o conjunto de pessoas que compartilham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com