TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sistemas Operacionais

Dissertações: Trabalho De Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS OPERACIONAIS

Os sistemas operacionais têm sido historicamente conectados à arquitetura dos computadores nos quais iriam rodar. Por isso, veremos como eles evoluiram nas sucessivas gerações de computadores. Esse mapeamento entre gerações de computadores e gerações de sistemas operacionais é imaturo, mas tem algum sentido.

O primeiro computador digital verdadeiro foi projetado pelo matemático inglês Charles Babbage (1792-1871). Embora Babbage tenha perdido muito de sua vida e de sua fortuna tentando construir sua "máquina analítica", ele jamais conseguiu por o seu projeto em funcionamento porque era simplesmente um modelo matemático e a tecnologia da época não era capaz de produzir rodas, engrenagens, dentes e outras partes mecânicas para a alta precisão que necessitava. Desnecessário se dizer que a máquina analítica não teve um sistema operacional. Desde o desenvolvimento desta primeira máquina os computadores e seus sistemas vem evoluindo desde então. Veja no desenvolvimento do texto como se deu essa evolução com algumas de suas características.

Primeira geração (1945-1955)

Durante a Segunda Guerra Mundial, com a necessidade de cálculos e processos rápidos surgiram os grandes computadores digitais, os primeiros de sua linhagem o ENIAC e o MARK 1 eram formados por milhares de válvulas e que ocupavam salas inteiras, estes computadores, desenvolvidos por Howard Aiken e John Von Neumann, eram extremamente lentos.

Para trabalhar nesta máquina era necessário o conhecimento do funcionamento do seu hardware, onde a programação era feita através de linguagem de máquina, freqüentemente ligando painéis de conectores com fios para o controle das funções básicas, pois nessa época ainda não existia o conceito de Sistema Operacional.

Segunda Geração (1956-1965)

Em 1952, a Bell Laboratories inventou o Transístor que passou a ser um componente básico na construção de computadores pois dava a eles algumas vantagens como menor aquecimento, maior poder de cálculo, mais fiável e rápido, menor consumo de energia para além de não precisar de tempo para aquecer e os cálculos passaram a ser medidos de segundos para microssegundos. O tamanho dos computadores era ainda bastante grande e a instalação ocupava uma sala.

O TRADIC, da Bell Laboratories, é o primeiro computador a transistor e apareceu em 1955, possuía 800 transistores cada um em seu próprio recipiente. Outro modelo dessa época era o IBM 1401, com uma capacidade memória base de 4.096 bytes operando em ciclos de memória de 12 microssegundos. Em 1958 apareceu o IBM TX-0, tinha um monitor de vídeo de alta qualidade, alem de ser rápido e relativamente pequeno.

Terceira Geração (1966-1970)

A terceira geração é conhecida com geração dos circuitos integrados e da multiprogramação, diminuindo consideravelmente o preço do computador, possibilitando assim sua aquisição por empresas. Esta época se caracteriza pelo aumento considerável do processamento e pela diminução do hardware.

Nesta época, a IBM lançou o System/360, que era uma série de computadores pequena e poderosa que foi projetada para cálculos tanto científicos como comerciais, porém para atender todas as aplicações e periféricos disponíveis por essa família de máquinas, a IBM teve que desenvolver um Sistema Operacional. Este Sistema Operacional consistia de milhões de linhas de linguagem assembler escrita por milhares de programadores e muitos bugs, que exigiam versões e mais versões a fim de corrigi-los. Apesar de todos os problemas, o OS/360 e os Sistemas Operacionais semelhantes atenderam a maioria dos seus clientes razoavelmente bem.

Outro recurso disponível nos Sistemas Operacionais da terceira geração era a capacidade de ler Jobs (tarefas) de cartões para o disco. Assim, sempre que um job acabava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com