TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil

Trabalho Escolar: Trabalho Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2013  •  2.797 Palavras (12 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS – DCJS

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CAPS

Ijuí

2013

JALINE SILVA

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS CAPS

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Serviço Social do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS) da Universidade Regional do Noroeste do Estado Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, como exigência parcial à aprovação no Componente Curricular Pesquisa I

Professora Acadêmica: BETI LAGO

Ijuí

2013

SUMÁRIO

1. TEMA 5

2. PROBLEMA 5

3. JUSTIFICATIVA 5

4. OBJETIVOS 6

5. QUESTÕES NORTEADORAS 6

6. REFERENCIAL TEÓRICO 7/8

7. METODOLOGIA

8.RECURSOS 9. 9.CRONOGRAMA 10. 10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

11. ANEXOS OU APÊNDICES 14

INTRODUÇÃO

A reforma psiquiátrica reconhece a questão social como um dos determinantes do sofrimento mental, que deve ser levado em conta na reabilitação dos indivíduos. As condições de vida dos doentes mentais passam a ser um elemento de reabilitação, pois parte-se do princípio que, se as relações sociais destes indivíduos são caracterizadas por violações de direitos, se seu ambiente de vivência cotidiana é marcado por expressões da questão social. A presente pesquisa é fruto das várias inquietações de minha experiência de estágio em saúde mental. A reflexão proposta nesta pesquisa tem por objetivo discutir a Saúde Mental como um espaço sócio ocupacional do assistente social, levando em conta a centralidade e transversalidade da questão social em nossa atuação e formação, tendo em vista negar estratégias profissionais com uma visão sistêmica da realidade. A necessidade de problematização teórica deste tema mostrou-se importante em minha experiência em saúde mental devido a inúmeras percepções no meu estágio, pois quando não se conhece os fundamentos da profissão, não se discute as alternativas de superação dos mesmos. Tendo em vista à capacidade do marxismo responder às transformações societárias contemporâneas e, neste sentido, a crise de paradigmas da sociedade contemporânea é vista sobre o prisma do sujeito e não das relações objetivas, assim, muitos profissionais incorporam acriticamente essas afirmações e lançam-se sobre uma tarefa de explicar a realidade social a partir do sujeito. Esta contradição apresenta-se de forma não aparente na política de saúde mental, pois há uma grande agregação de profissionais que trabalham com a subjetividade (psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, terapeutas). Voltei-me sobre mim mesmo, e foi isso que me motivou a elaboração deste trabalho, no qual busco problematizar o trabalho profissional do assistente social, articulando o projeto profissional crítico à reforma psiquiátrica brasileira, tendo como objetivo reconstruir as mediações existentes entre essas esferas. Utilizei como metodologia para alcançar o fim proposto a pesquisa bibliográfica no âmbito da literatura profissional.

TEMA

O Trabalho do Serviço Social na Saúde Mental

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

O tema proposto se trata de uma pesquisa sobre o Trabalho do Serviço Social no campo da Saúde Mental um estudo bibliográfico e documental, pesquisas, livros, teses e dissertações, a fim de conhecer como se configuram as intervenções dos assistentes sociais neste campo.

2. JUSTIFICATIVA

As razões que me levaram a construir esse estudo bibliográfico que aqui apresento, é fruto de várias inquietações refletidas durante meu estágio acadêmico.

Esta pesquisa é resultado de algumas indagações que possuo perante a intervenção dos assistentes sociais na Saúde Mental, especificamente no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

Acredito que a inserção do assistente social na Saúde Mental contribuiu muito para a consolidação dos princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira, acredito ainda que se faz necessário uma maior aproximação do assistente social com o amplo campo da Saúde Mental, vinculando assim a construção de uma intervenção profissional com raízes nos princípios teóricos e metodológicos do Serviço Social.

Essa pesquisa busca conhecer a intervenção do assistente social na saúde mental, e quais são as contribuições de sua intervenção na saúde mental. A reforma psiquiátrica reconhece a questão social como um dos determinantes do sofrimento mental, pelas condições de vida dos doentes mentais que passam por violações de direitos, e sua vida é marcada por expressões da questão social.

Inicialmente, foi preciso recorrer a diferentes referenciais no campo do Serviço Social que pudessem inserir a pesquisadora num contexto da discussão da intervenção, da interlocução da intervenção e trabalho, de uma forma ampla e que possibilitasse a reflexão. Foi neste processo que se deu o fichamento das obras lidas.

Destacou-se em cada uma aquilo que tinha relação com o objeto de estudo em questão, traçando então o contorno teórico das categorias e os conceitos e concepções atribuídos pelos autores.

A implementação desta pesquisa é de extrema relevância, a revisão bibliográfica, parte-se para a área do Serviço Social com o intuito de reconhecer a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com