TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil Em Comunidade

Tese: Trabalho Infantil Em Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Tese  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3

5. Dissertação sobre a temática planejada para desenvolver o trabalho de conclusão de curso.

Todos os direitos assegurados no Estatuto da criança e do adolescente (ECA), concernente ao lazer, educação, alimentação, convivência familiar e comunitária, saúde entre outros, são negligenciados quando a família, comunidade e poder público não oferecem condições suficientes para atender os princípios de direitos humanos inerentes ao desenvolvimento de cada indivíduo. Diante da necessidade do entendimento das crianças e adolescentes e suas famílias sobre seus direitos assegurados em constituição federal, à pretensão deste estudo é trabalhar a temática do novo perfil do trabalho infantil e juvenil dentro de uma perspectiva de fortalecimento de vínculos familiares fragilizados dentro de comunidades de assentamento agrícola.

O trabalho infanto-juvenil dentro de pequenas comunidades ainda precisa ser reavaliado e reconhecido como trabalho precoce, nascendo o entendimento que suas consequências trazem um menor rendimento médio para a vida dessas crianças e adolescentes. No Brasil, o trabalho infantil é proibido por lei, liberado aos maiores de 14 anos de idade, restringindo aos menores de 18 anos de idade o trabalho noturno e insalubre (ECA, 1990).

O novo perfil do trabalho infanto-juvenil desfocaliza a pobreza como o maior e único causador do trabalho precoce, apontados aqui também, os bens de consumos resultantes do desenvolvimento, estimulo desta categoria que considera a posse de bens como inclusão social.

Para que haja um melhor esclarecimento das famílias sobre o trabalho infantil e suas consequências na vida de seus filhos, o conhecimento técnico e especializado é fundamental para dar base aos procedimentos e encaminhamentos futuros dentro de nosso cotidiano de trabalho, para tanto apresento a seguir um esboço de proposta de trabalho como planejamento de atuação no serviço público local.

Objetivos:

O presente trabalho tem por finalidade analisar as formas de trabalho infantil no âmbito privado da família, ou mais especificamente aquela perpetuada pelos pais ou responsáveis contra a criança e o adolescente.

Geral:

Reduzir os índices de trabalho infantil dentro da comunidade Palmares Sul

Específicos:

Reduzir ou evitar traumas físicos ou psicológicos deixados pelo trabalho infantil;

Diminuir a evasão e o baixo aproveitamento escolar;

Fortalecer os valores éticos, morais e familiares contribuindo para criança e adolescente um crescimento comunitário saudável;

Orientar os pais e responsáveis sobre o trabalho infantil e suas reais consequências na vida de seus dependentes;

Sensibilizar a população quanto a existência de órgãos de apoio específico ao trabalho infantil.

Metodologia:

A comunidade Palmares Sul tem em média 05 mil habitantes, entre moradores do espaço considerado urbano, vicinais e zona rural. Fica localizada aproximadamente a 20 km do centro da cidade de Parauapebas/PA. As famílias participantes do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com