TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um

Trabalho Escolar: Um . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

trangeira

Rosilma Roldan (*)

A lei deve nascer, sempre, como uma resposta aos anseios da sociedade que pretenda proteger.

Em nosso País, no entanto, muitas leis há, criadas em gabinetes parlamentares, no afã de um espaço nos meios de comunicação, absolutamente descoladas dos reais interesses dos vários segmentos sociais que, por isso mesmo, não vingam, já que, afinal, não passam de meros pedaços de papel.

Imagem de entrevista concedida à TV Bandeirantes em 18/7/2000

Entretanto, quando a lei surge em um momento, quase mágico, fruto da extrema sensibilidade do parlamento, afinado com a sociedade que representa, significa uma verdadeira catarse, para uma Nação que, raramente, é ouvida.

O Movimento Nacional em Defesa da Língua Portuguesa teve início a partir de um projeto de lei, apresentado na Câmara Federal, em novembro de 1999, pelo deputado Aldo Rebelo e, no Estado de São Paulo, pela deputada Mariângela Duarte, logo a seguir, em dezembro.

Tais projetos traduzem a preocupação com a descaracterização da língua portuguesa e pretendem motivar a reflexão e levantar o debate sobre tão fascinante tema.

Latente - Quando iniciamos nossos encontros, logo percebemos que, muito longe de ser um Movimento utópico, como, a princípio, talvez alguns pudessem imaginar, o sentimento que perpassava por corações e mentes era de absoluto compromisso com os mais significativos valores culturais e cívicos, ligados, principalmente, à auto-estima da Nação e à soberania do País, produtos demasiadamente escassos, no atual mercado globalizado.

Na medida em que avançávamos nos debates e entrávamos em contacto com pessoas dos mais variados níveis culturais e sociais, assim como de quase todos os Estados do País, começamos a perceber que o sentimento sobre a necessidade da preservação do idioma estava latente, em cada uma dessas pessoas, de maneira marcante, viva, pulsante, apenas esperando o canal adequado para atualizar-se. A receptividade ao Movimento tem sido magnífica!

Mas, afinal, será que, realmente, a língua portuguesa está ameaçada de extinção? A invasão do estrangeirismo é real? Qual o impacto dessa descaracterização da língua, frente à sociedade? O que significa tudo isso?

Claro está que a língua é um organismo vivo e, como tal, sofre as múltiplas influências dos costumes, do clima, das outras línguas, dentro de um processo evolutivo natural, que vai sendo assimilado, digerido, gradativamente, pelo povo que dela se utiliza.

Descaracterização - Todavia, com o avanço da Internet, invento espetacular recentíssimo, uma rede internacional de informações gratuitas, a descaracterização da língua portuguesa pela invasão dos estrangeirismos se agravou. Como?

Para o adulto, a comunicação pela Internet é mais uma opção. A mente experiente e amadurecida tem discernimento para utilizar-se da rede, como um multimeio para atualizar-se e comunicar-se. A linguagem cifrada dos "chats" é um recurso a mais a enriquecer o acervo cultural da pessoa já formada.

Para o jovem, o principal usuário da rede - a quem não foi ensinado o Português (já que hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com