TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Nova Sociedade Brasibeira

Exames: Uma Nova Sociedade Brasibeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE COLABORATIVA

AULA TEMA 07- AS DIFERENÇAS SOCIAIS

Texto; Uma Nova Sociedade Brasileira

Cláudia Moreira Silva-------------RA 5210967842

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE ANHANGUERA

BELO HORIZONTE

Uma nova sociedade Brasileira.

Precisamos repensar na estrutura social do Brasil e o padrão de vida da população do país, que nem sempre está ligado à renda. Isso é o que indica uma nova metodologia de análise da estrutura de classes desenvolvida por um economista de uma Universidade Estadual de como maneira de se interpretar a realidade sócio-econômica e ambiental do Brasil. Capaz também de estipular o grau de desenvolvimento social do país, a pesquisa pretende contribuir para reduzir as distorções geradas pelos indicadores de natureza quantitativa usados atualmente.

A proposta foi desenvolvida na tese de doutorado de um economista, onde o objetivo era criar, com base nos dados gerados, uma nova configuração do espaço territorial brasileiro. A análise levou em conta três elementos básicos – a desigualdade social, a preservação ambiental e o crescimento econômico. Além disso, a pesquisa ressalta que o desenvolvimento econômico deve ser pensado em conjunto com a preservação ambiental e com o bem-estar geral da população.

Ao aplicar esses indicadores à realidade brasileira, o economista chegou a resultados bem diferentes da divisão regional vigente. Com base em uma análise estatística, foram levantados os municípios com perfis mais próximos. Assim, transpareceram grandes disparidades sociais.

Percebemos que os estados da região Sudeste apresentam discrepâncias entre eles, e também internas conta o economista. Os municípios do Espírito Santo, em sua maioria, e os do norte de Minas Gerais estão bem mais próximos dos localizados na região Nordeste do que a maioria dos do Rio de Janeiro, São Paulo e do centro-sul mineiro.

Outros desdobramentos

Um dos aspectos centrais da nova análise da estrutura da sociedade

Brasileira desenvolvida na pesquisa é a ocupação profissional de cada indivíduo, pois há casos em que profissões com alta remuneração não são as mais valorizadas socialmente. “Em muitos lugares, garçons têm salários superiores aos de muitos professores”, exemplifica o economista. “Contudo, socialmente, os professores possuem mais prestígio, pois são historicamente indivíduos com maior escolaridade, influência na sociedade e possuem um estilo de vida mais próximo ao da classe média.”

O poder político conferido a certas profissões também pode relegar a um segundo plano a importância da renda elevada na hierarquização social. De acordo com o economista, um indivíduo que ocupa um cargo de gerência com poder de delegar tarefas a subordinados, ainda que tenha salário inferior, muitas vezes goza de maior prestígio social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com