TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma análise do fenômeno da educação com base nos pensamentos de Emile Durkheim e Karl Mannheim

Artigo: Uma análise do fenômeno da educação com base nos pensamentos de Emile Durkheim e Karl Mannheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Este artigo pretende analisar o fenômeno educação, a partir dos pensamentos de Émile Durkheim e Karl Mannheim, bem como compreender com base nesses pensadores o desenvolvimento dessas ideias, visto que se tornaram revolucionarias e impulsionaram outros pensadores.

A educação é um fenômeno humano e social que possuem algumas características especificas tais como: dimensão intencional, deliberação e sistematização. O ato educativo é interpessoal e sempre acontece entre sujeitos, portanto não tem como educar espontaneamente, casualmente e principalmente aleatoriamente. O ato de educar visa uma aprendizagem.

Emile Durkheim defendia a tese de que a educação varia com o espaço e o tempo; que em cada sociedade, ela realiza um universo de interesses, visões de mundo, habilidades, competências requeridos, desejados e considerados necessários a própria existência do indivíduo, quanto da sociedade em geral.

Na sua relação com a sociedade, à educação é vista como um processo metódico de formação das novas gerações pelas gerações mais velhas, segundo a ordem considerada legítima e vigente. Em suas palavras: “não há povo em que não exista certo número de ideias, sentimentos e práticas que a educação deve inculcar a todas as crianças, indistintamente, seja qual for à categoria social a que pertençam”.

Esse modo de conceber, de investigar e fazer educação são considerados conservadores, pois acentua um papel social da educação relacionado única e exclusivamente com a manutenção da ordem social, da tradição e dos interesses vigentes em determinada sociedade. O educando aqui é descrito como objeto, metodicamente submetido ao contexto social e histórico; enquanto o educador é posicionado como sujeito, que age sobre o educando segundo o que é determinado pelo meio em que vive. O conteúdo da educação é o que foi construído pelas gerações passadas como legado cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com