TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e Obra de Gilberto Freyre

Por:   •  1/12/2015  •  Seminário  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 3

Gilberto Freyre nasceu em Recife, no dia 15 de Março de 1900, filho do professor Alfredo Freyre e de Francisca de Melo Freyre.

Foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor, considera um dos mais importantes sociólogos do século vinte, Freyre estudou na Universidade de Columbia nos Estados Unidos, onde conheceu Franz Boas, referência intelectual para ele.

        Gilberto foi também reconhecido pelo seu estilo literal, criador do controverso conceito de democracia racial brasileira. Teve muita de suas teses contestadas, por cientistas sociais progressistas, e pelo próprio desenvolver dos fatos como a manutenção da igualdade entre descendente de escravos e descendentes de europeus.

  • Ele também passou alguns anos da sua juventude nos Estados Unidos
  • Estudou na Universidade de Baylor, no Texas e na Universidade de Columbia, em nova Iorque.

Em 19923, depois de exaustivas pesquisas em arquivos internacionais e nacionais, publica “Casa Grande e Senzala”, considerada a sua maior obra. Livro que revoluciona estudos sociais do Brasil, tanto pelas novidades do conceito e métodos utilizados, quanto pela qualidade literária.

Casa Grande e Senzala – Através da obra de Freyre, destaca a importância  da Casa Grande na formação sociocultural brasileira, bem como a da Senzala, que complementa a primeira.

Nesse livro, o autor tenta desmitificar a noção de determinação racial na formação de um povo no que da maior importância a questões culturais e ambientais.  Com isso, refuta a ideia de que no Brasil, se teria uma raça inferiordada a miscigenação, que aqui se estabeleceu.

Além de Casa Grande e Senzala, Gilberto Freire também escreveu, cerca de 78 livros, e mais de 8 mil artigos.

Voltado para Recife, ele integrou a sociedade local, desenvolvendo grande interesse por problemas locais. Organizou para Diário de Pernambuco, o Livro do Nordeste, com a colaboração de diversas personalidades, com literatura, textos de historia, tradições e artes regionais.

O reitor da Universidade do Distrito Federal, o convidou para lecionar Sociologia,  e tornou-se também técnico do serviço do Patrimônio Histórico Nacional.

Ele foi um morador do bairro Japipoco, onde hoje, se tema Fundação Gilberto Freyre, situada na casa e no bairro onde ele viveu por toda sua vida, e morreu em 1987.

As obras de Gilberto Freyre que vamos tratar são os livros voltatos para o problema de formação da sociedade patriarcal no Brasil, que são: “Casa Grande & Senzala”, “Sobrados e Mucambos” e “Nordeste”.

[pic 1]Casa Grande e Senzala

Gilberto Freyre buscou nos diários dos senhores de engenho e na vida pessoal de seus próprios antepassados a história do homem brasileiro. As plantações de cana em Pernambuco eram o cenário das relações íntimas e do cruzamento das três raças: índios, africanos e portugueses. O escritor exprime claramente o seu pensamento. Ele diz: "o que houve no Brasil foi a degradação das raças atrasadas pelo domínio da adiantada”. Os índios foram submetidos ao cativeiro e à prostituição. A relação entre brancos e mulheres de cor foi a de vencedores e vencidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (75.8 Kb)   docx (156.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com