TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ww Rostow

Exames: Ww Rostow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2014  •  857 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Após a eleição de Kennedy, em novembro de 1960, Rostow foi nomeado assessor especial adjunto para assuntos de segurança nacional. No final de 1961 mudou-se para o Departamento de Estado como o presidente do Conselho de Planejamento da Política; ele ocupou esse cargo durante cinco anos, abrangendo as administrações de ambas Kennedy e Lyndon B. Johnson, que se tornou presidente após o assassinato de Kennedy, em novembro de 1963.

Na administração Johnson Rostow também serviu simultaneamente 1964-1966 como representante os EUA - com a categoria de embaixador - à Comissão Interamericana de Aliança para o Progresso. Em 1966 Johnson nomeado Rostow para ser seu assessor especial para assuntos de segurança nacional, e nesta posição Rostow se tornou um dos principais assessores de política externa do governo.

A essa altura, os Estados Unidos haviam se tornado profundamente atolados no conflito que finalmente se tornou conhecido como a Guerra do Vietnã, uma situação para a qual Rostow suportou mais de responsabilidade modesto: a partir dos primeiros meses da administração Kennedy Rostow tinha incitado aumentar o envolvimento militar dos EUA no Sudeste da Ásia em uma tentativa de manter regimes comunistas de ganhar ascendência. Durante todo o conflito do Vietnã, que havia sido percolação desde a retirada da França da sua ex-colônia em 1954, Rostow expressou confiança - confiança irracional, disse que seus críticos - que o poder militar dos EUA, especialmente no ar, poderia impedir que o governo comunista do Vietnã do Norte de invadir a não-comunista do Vietnã do Sul. Essa confiança se tornou cada vez mais controverso como portagens de vítimas subiu e pouco progresso parecia ser feita em o que muitos consideravam uma guerra inútil contra as forças comunistas. Mas Rostow ignorou os críticos, e mesmo depois que ele deixou o serviço do governo quando Richard M. Nixon tornou-se presidente em 1969, ele alegou que a guerra era tanto necessário - para preservar os interesses estratégicos dos EUA no Sudeste Asiático - e, finalmente, pode ser vencida. Ele era assim, consternado quando os Estados Unidos negociaram um acordo de paz com o Vietnã do Norte no início de 1975 e retirou suas tropas, resultando em uma tomada comunista de todo o país.

A associação de Rostow com a administração Johnson e suas avaliações de forma consistente otimistas da condução da guerra fez dele um alvo primário do movimento anti-guerra, que estava se aproximando o seu auge no final da administração Johnson. Rostow mais tarde afirmou que agiu apenas como um conselheiro e não fez decisões políticas específicas, mas essas afirmações parecem falso, uma vez que a administração Johnson especificamente tomou seu conselho sobre várias questões-chave, incluindo o envio de tropas terrestres americanas tanto para o Vietnã do Sul e Laos, bem como bloqueio dos portos do Vietnã do Norte e repetidamente bombardear alvos norte-vietnamitas selecionados.

A força ea influência do movimento anti-guerra, especialmente na maioria das principais universidades do país - incluindo o MIT, o ex-empregador de Rostow - significava que Rostow agora era persona non grata em grande parte da comunidade acadêmica, que se prepara para deixar o serviço do governo no final de 1968. uma exceção foi a Universidade do Texas em Austin, que ofereceu Rostow uma posição no departamento de economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com