TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ão Houve Quem Conseguisse, Em Toda A História, Esculpir Na Pedra A Ideia De Movimento. Portanto, As Esculturas Até Hoje Possuem Aspecto rígido.

Monografias: Ão Houve Quem Conseguisse, Em Toda A História, Esculpir Na Pedra A Ideia De Movimento. Portanto, As Esculturas Até Hoje Possuem Aspecto rígido.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 3

ão houve quem conseguisse, em toda a história, esculpir na pedra a ideia de movimento. Portanto, as esculturas até hoje possuem aspecto rígido.INTRODUÇÃO

Nesta webaula trabalharemos aspectos que envolvem a relação da criança com a música na Educação Infantil e como nós educadores podemos utilizar a música como recurso para a formação da criança. Abordaremos a musicalização, metodologias de ensino, estratégias e recursos, como, por exemplo, as oficinas de instrumentos musicais sugeridas no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Sobre a lei que torna obrigatório o ensino de música na educação básica, foi sancionada em agosto de 2008 a Lei n° 11.769, que prevê que a partir de 2011 todas as escolas serão obrigadas a ensinar música na Educação Básica. Especialistas em educação musical discutem os aspectos positivos e negativos a respeito desta decisão.

Como superar as dificuldades que presenciamos no ensino de música nas escolas? Quais características deve ter um projeto de formação contínua de educadores que atuam com ensino de Música na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental? Como envolver professores de classe? Como prepará-los para atuar com novos paradigmas em suas práticas docentes? Quais possibilidades e limites destas ações?

Sobre essa e outras discussões, leia o boletim "Arte na Escola", nº 57 (jan./mar. 2010), no link:

http://artenaescola.org.br/uploads/boletins/boletim-57.pdf

Fazer e ouvir música é uma forma de expressão do ser humano. Na história da arte podemos encontrá-la na iconografia e na riqueza da representação de instrumentos musicais, festividades e práticas voltadas à musicalidade.

Desde a antiguidade até os dias atuais, os estilos musicais se expandiram de forma impressionante, sendo muito difícil definir a música universal referenciada em regiões específicas, como a Europa, por exemplo (CANDÉ, 2001). Pretendemos inicialmente abordar aspectos de dois grandes momentos da história: a pré-história e a Grécia antiga.

VIDEOAULA 04

Expressão musical no contexto histórico

Historiadores que pesquisam os sítios arqueológicos e a arte rupestre descobriram detalhes fascinantes sobre a forma como viviam esses homens. Utilizando como referência os registros nas rochas e objetos encontrados, chegaram à conclusão de que as primeiras manifestações musicais já aconteceram no período Paleolítico, há aproximadamente 25 mil a 30 mil anos.

Além de criar instrumentos musicais de ossos de animais ou de caules de vegetais para emitir sons, utilizavam-se dos sons naturais da paisagem sonora, a qual era imprescindível para sua sobrevivência. Imagine que esse homens-caçadores tinham uma capacidade incrível para discriminar os sons dos animais quando estavam se aproximando, se eram grandes ou não, a que distância estavam.

Os sons do vento, da chuva, do dia e da noite, os sons que criava com a própria voz para chamar os animais selvagens que desejava caçar e, assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com