TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escravidão Contemporânea

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.821 Palavras (28 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 28

ANHANGUERA EDUCACIONAL

UNIDADE VILA MARIANA

JORNALISMO

FABIANO VIEIRA DA SILVA

CARLOS SANTOS GARCIA

RODOLFO DE PAULA POIATTO

PROJETO EXPERIMENTAL I:

LIVRO REPORTÁGEM

SÃO PAULO

2017

FABIANO VIEIRA

CARLOS GARCIA

RODOLFO DE PAULA

PROJETO EXPERIMENTAL I:

LIVRO REPORTÁGEM

        

Trabalho de conclusão de curso                                                apresentado ao curso de Jornalismo e Comunicação Social da Anhanguera     Educacional requisito parcial à obtenção da graduação.

Professor Orientador: Fabrizio Albuja

                                                        SÃO PAULO

                                                             2017

FABIANO VIEIRA

CARLOS GARCIA

RODOLFO DE PAULA

PROJETO EXPERIMENTAL I:

LIVRO REPORTÁGEM

Trabalho de conclusão de curso                                                apresentado ao curso de Jornalismo e Comunicação Social da Anhanguera     Educacional requisito parcial à obtenção da graduação.

São Paulo,____ de __________________ de 2017.

____________________________

Fabrízio Albuja

Anhanguera Educacional

Especialista

____________________________

Examinador (Banca)

Instituição

Titulação

_________________________

Examinador (Banca)

Instituição

Titulação

Agradecimentos

Aos professores e professores orientadores pelo suporte e dedicação que tiveram conosco, sem eles nós não tínhamos conseguido produzir o nosso trabalho final com tanta sabedoria, a Universidade Anhanguera Campos Vila Mariana por todo ambiente de estudo oferecido e dos profissionais qualificados que a instituição nos ofereceu para nos ensinar, e por todos que estiveram lado a lado conosco todo esse tempo nos apoiando e incentivando para que nós chegássemos até aqui, Os nossos mais sinceros agradecimentos.

Aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra. (George Orwell)

Resumo

Este projeto acadêmico tem como objetivo, apresentar as reais situações de trabalho escravo ou análogo a escravidão na cidade de São Paulo nos tempos atuais.  A fim de conscientizar e mostrar uma nova visão sobre o assunto. Sob o ponto de vista da legislação trabalhista do Brasil, a perspectiva da pessoa que aceita condições de trabalho que estão fora do que é legislativo. Através da leitura de um livro reportagem, oferecemos informações que não são muito exploradas nas instituições mais famosas da imprensa.

 

Palavras – Chave: Trabalho Escravo, Escravidão Moderna, Escravidão em São Paulo.

Lista de Abreviações e Siglas

USP - Universidade de São Paulo

ILB - Instituto Legislativo Brasileiro

Sumário

1 Introdução

  1. Proposta
  2. Objetivo Geral
  3. Objetivo Específico
  4. Problema
  5. Hipótese
  6. Justificativa

2 Conceito de Escravidão Contemporânea e seus tipos

3 As Novidades Legislativas da Escravatura

4 As Grandes Empresas Próximas de nós

5 Os Trabalhadores

6 Pesquisa de Mercado

7 Referências

  1. Introdução

Não vamos aqui limitarmos em mostrar apenas as situações famosas dos bolivianos, que saem de seu país natal para novas oportunidades e melhorar de vida, e em muitas vezes ficam no Brasil, e prestam seus serviços em empresas de tecelagens, sendo a maioria delas concentradas na região do Brás. Iremos um pouco além, temos como base os rigores da lei, especialmente as trabalhistas, para nos firmarmos em nossos conceitos e informações.

Por exemplo, existem muitos colaboradores em restaurantes fast-food que trabalham até 15 horas por dia nos finais de semana. Especialmente as sextas feiras, sábados e vésperas de feriados. Entre outros vários problemas, como assédio moral excessivo, falta de registro em carteira e pressões psicológicas.

Desta maneira, abordaremos leis com referências bibliográficas e trechos depoimentos de especialistas a fim de esclarecer vários casos que serão citadas dentro do projeto juntamente com o Artigo e Parágrafos de cada uma delas para cada situação distinta.

Além disso, a produção inclui declarações de pessoas, empregadas ou desempregadas, que afirmam desconhecer as leis de trabalho escravo, mesmo contendo formas variadas para se informar sobre o assunto.

1.1 Proposta

A proposta deste Projeto Experimental I é construir um livro reportagem para abordar assuntos como, escravidão na contemporaneidade, mostrar o que é de fato um trabalho escravo e/ou análogo à escravidão, informando assim qualquer pessoa que tenha interesse no tema. Além disso, São Paulo, uma das maiores cidades da América Latina serve de palco para tantas situações escravistas de forma muito escondida, viemos com o interesse de descortinar essas agressões, sejam elas físicas ou psicológicas. Expandir este projeto para um livro publicado é uma das vontades do grupo, porém pouco debatida até então.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com