TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer Uma Redação

Por:   •  14/9/2021  •  Tese  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

A redação é um processo de escrita com o objetivo de expressar algo. Ou seja, é a estruturação de um texto, por meio da conexão coesa entre palavras e os demais elementos gramaticais, com o objetivo de transmitir um pensamento a alguém.

Para que uma redação faça sentido e atinja o seu objetivo, você precisa lançar mão de algumas práticas que garantam o encadeamento de ideias de forma lógica e compreensível.

Algumas delas são, por exemplo, a utilização de conectivos, a realização de uma acentuação adequada das palavras, o entendimento acerca das normas cultas da língua portuguesa, etc.

Essa forma de se expressar existe desde a invenção da escrita, lá por volta de 4.000 a.C, e hoje é a principal ferramenta de trabalho para muita gente: jornalistas, escritores, publicitários, roteiristas, dentre muitas outras profissões.

Mas saber o que é redação e como desenvolvê-la não é essencial apenas para quem escolheu uma profissão em que a produção textual está muito presente. Afinal, a escrita é uma atividade presente no dia a dia de todo mundo. Quer alguns exemplos?

Você está produzindo uma redação quando:

está fazendo um resumo dos seus estudos;

está respondendo uma questão dissertativa para uma prova;

está produzindo uma thread para o Twitter;

e até quando está fazendo aquele textão para o Facebook!

Gif de um cachorro digitando uma redação. Ele está com uma expressão de raiva.

E além de tudo isso, saber como fazer um bom texto é essencial se você está estudando para algum concurso, Enem ou outro vestibular! Afinal, a produção de um texto é uma das exigências e, em grande parte das vezes, tem um peso enorme na nota final dos exames.

Então, bora entender melhor sobre essa atividade tão importante?

O que caracteriza uma redação?

As características específicas de uma redação dependerão do tipo e do gênero textual em que ela se encaixa, os quais nós vamos abordar mais para frente. Se você está escrevendo uma carta, por exemplo, que possui uma proximidade com um leitor e uma estrutura específica, não poderá publicá-la como uma notícia em um jornal, certo?

Porém, é necessário ter em mente a importância de as partes de um texto, seja ele qual for, se elas se encaixam ou se complementam entre si.

Afinal, se um trecho da sua redação entra em contradição com outro logo adiante, por exemplo, a sua redação não está cumprindo a sua função de transmitir um sentido para o leitor.

Ao contrário: ela irá confundí-lo. Portanto, esta é uma característica que pode ser aplicada a qualquer tipo de redação: a transmissão de um sentido através da organização coesa do texto. Isso é necessário para que ele cumpra o seu objetivo e impacte quem está lendo.

Qual é o objetivo de uma redação?

O objetivo de uma redação é definido a partir do propósito do autor ao redigi-la e do gênero textual em que ela é escrita.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (38.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com