TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criminalistica

Por:   •  17/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

CRIMINALÍSTICA APLICADA

1) “É uma ciência (disciplina) que se utiliza do conhecimento de outras ciências para poder realiza seu mister, qual seja, o de extrair informações provindas de qualquer vestígio encontrado em um local de infração penal que propiciem a obtenção de conclusões acerca do fato ocorrido, reconstituindo os gestos do agente da infração e, se possível, identificando-o”. Essa definição se refere à:

a) Antropologia criminal

b) Psicologia criminal

c) Corpo de delito

d) Criminalística

e) Medicina-Legal

2) “Elemento encontrado no local do crime, cujo autor teve a intenção de produzi-lo, com o objetivo de modificar o conjunto dos elementos originais produzidos pelos atores da infração”. Esta definição se refere à:

a) Evidência

b) Vestígio forjado

c) indício

d) Local inidôneo

3) No âmbito da Criminalística, vestígio significa:

a) uma área física onde ocorreu um fato - não esclarecido até então - que apresente características e/ou configurações de um delito.

b) qualidade daquilo que é evidente, que é incontestável, que todos vêem ou podem ver e verificar.  

c) Tudo que é encontrado no local do crime, que possa ou não estar relacionado ao fato periciado.

d) Tem o mesmo significado de indício.

4) O texto do artigo 158 do Código de Processo Penal diz que “quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado”.

a) Isso nos diz que toda vez que ocorrer um crime que deixar vestígios, será obrigatória a realização dos respectivos exames periciais.

b) Significa que o exame é apenas opcional e facultativo.

c) Quer dizer que em alguns casos é obrigatório o exame pericial nos crimes que deixam vestígios e, em outros não.

d) Dependerá da avaliação dos policiais sobre a necessidade ou não de ser fazer o exame pericial.

5) “ Uma área física onde ocorreu um fato - não esclarecido até então - que apresente características e/ou configurações de um delito”. Essa definição se refere à:

a) Corpo de delito

b) Perícia criminal

c) Local de crime

d) Evidência

6) Os primeiros policiais ao chegarem em um local de crime devem tomar várias ações, com afinalidade de preservar os vestígios deixados pelo(s) infrator(es). Marque a alternativa correta com relação a esses procedimentos:

a) Os primeiros policiais devem aguardar a autoridade policial chegar ao local, para orientá-los nos procedimentos de isolamento e preservação.

b) Os policiais observarão visualmente todo o espaço que possa ter algum vestígio e providenciará o isolamento de toda a área, utilizando fitas amarelas, cordas ou quaisquer instrumentos que possam propiciar a delimitação da área, no sentido de demarcar os limites de acesso de quaisquer outras pessoas, inclusive os próprios policiais.

c) Os policiais poderão permitir que os familiares entrem no local do crime, para fazer o reconhecimento da vítima.

d) Os primeiros policiais serão os responsáveis pelo o local até a chegada da autoridade policial ou dos peritos. Sendo assim, poderão permitir que outros policiais tenham acesso ao local do crime, pois estes fazem parte do sistema de segurança pública.

7) Com relação aos procedimentos dos primeiros policiais que chegam em um local de crime, marque a resposta correta:

a) Caso haja vítima, o policial deverá verificar se ainda está com vida. Para tanto, deverá adentrar ao local mediante deslocamento em linha reta, assumindo o menor percurso possível.

b) Caso a vítima esteja sem vida, o policial deverá fazer buscas nos bolsos da roupa para descobrir a sua identidade.

c) Caso a vítima esteja com vida, o policial deverá removê-la para fora do local e acionar o serviço de atendimento médico de urgência.

d) Caso a vítima esteja sem vida, o policial deverá tomar as primeiras medidas de socorro para ressuscitá-la.

8) Com relação as providências a serem tomadas pelos os primeiros policiais que chegarem ao local do crime, assinale a afirmativa correta:

a) Estando a vítima morta, não deverá movimentar o cadáver e nem tocá-lo por qualquer motivo, pois, a partir daquele momento, somente os peritos é que devem trabalhar naquele local, até a sua liberação à autoridade policial. Os policiais devem isolar e preservar o local não permitindo nenhum acesso ao interior daquela área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com