TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sokaganacama

Por:   •  9/12/2015  •  Tese  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

MARCO ALEJANDRO MENACHO

[pic 9]

COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

2.1        Composição dos seres vivos        

2.2        Compostos orgânicos        

2.2.1        CARBOIDRATOS        

2.2.2        LIPÍDIOS        

2.2.3        PROTEÍNAS        

2.2.4        ENZIMAS        

2.2.5        VITAMINAS        

2.3        Compostos inorgânicos        

2.3.1        SAIS MINERAIS        

2.3.2        AGUA        

3        CONCLUSÃO        



  1. INTRODUÇÃO

Nosso corpo e repleto de composições químicas que são as proteínas, os sais minerais, as vitaminas, os lipídios, as enzimas, os carboidratos e a agua. No trabalho a seguir falarei mais sobre cada uma delas.

        


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. COMPOSIÇÃO DOS SERES VIVOS

             Os seres vivos são constituídos de compostos orgânicos e inorgânicos, diferentes dos seres não vivos, que apenas apresentam 1 ou 2 compostos inorgânicos em sua formação.

  1. COMPOSTOS ORGÂNICOS

        Apresentam sempre o carbono em sua composição exemplo: carboidratos, lipídios, proteínas, enzimas e vitaminas.

  1.  CARBOIDRATOS

São as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente pelo carbono hidrogênio e oxigênio, podendo apresentar nitrogênio, fosforo ou enxofre na sua composição.

Dentre as diversas funções atribuídas aos carboidratos, a principal é a energética. Também atuam como elementos estruturais e de proteção na parede celular das bactérias, fungos e vegetais, bem como em tecidos conjuntivos e envoltório celular de animais.                                                                 Agem como lubrificantes das articulações esqueléticas e fornecem coesão entre as células. Podem funcionar como sinalizadores celulares. Alguns carboidratos, como a ribose e a desoxirribose, fazem parte da estrutura de nucleotídeos e dos ácidos nucleicos.

  1. LIPÍDIOS

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).

Eles também podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas), encontrados nos alimentos, tanto de origem vegetal quanto animal, por exemplo: nas frutas (abacate e coco), na soja, na carne, no leite e seus derivados e também na gema de ovo.

Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.

Cerídeos: classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.

Fosfolipídios: moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar, tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.

        Glicerídeos: podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.

Esteroides: formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).

Principais fontes de lipídios (alimentos):

  Margarinas, Milho, Aveia, Soja, Gergelim, Cevada Trigo integral, Centeio, Óleo de canola, Óleo de soja, Óleo de peixes.

  1. PROTEÍNAS

                         São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.

Elas podem ser classificadas em 3 grupos as simples, as conjugadas, e as derivadas.

  1. ENZIMAS

As enzimas funcionam como catalisadores celular, pois elas facilitam com que aconteçam certas reações internas de nosso corpo, dando uma melhor agilidade quando de certa forma as coisas costumam ocorrer mais devagar.

        Elas são divididas em dois grupos: endógenas internas encontradas no próprio organismo e as exógenas externas que são adquiridas através dos alimentos consumidos.

  1. VITAMINAS

                  São micronutrientes importantes no processo de metabolismo de carboidratos, lipídios e proteínas. Embora as vitaminas sejam substâncias essenciais ao organismo, a maioria dos animais não consegue produzi-las em quantidade suficiente, ou não as produz. Por esse motivo, a ingestão de alimentos que as contenham é necessária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com