TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC II - Ciencias da Computação

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA

Faculdade Anhanguera de Piracicaba

Curso de Ciência da Computação

Cicero Ap. Felipe Dantas Silva

Fernando Rodrigues da Silva

Gustavo Kazuo Waricoda

Thalles Rocha Tonini

RA: 4200057302

RA: 4240612641

RA: 4200057303

RA: 4423873246

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE SUPORTE PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

                Orientadora: Júlio Pedroso

Piracicaba

2015




LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Cronograma do Projeto de Pesquisa        


LISTA DE SIGLAS

API                ApplicationProgramming Interface

HTTP                Hypertext TransferProtocol

OS                Ordem de serviço

PHP                Personal Home Page

SQL                Structured Query Language

SGBD                Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados


SUMÁRIO        

LISTA DE TABELAS        

LISTA DE SIGLAS        

1.        Introdução        

1.1.        Objetivos da Pesquisa        

1.2.        Justificativa        

1.3.        Viabilidade        

2.        Revisão Bibliográfica        

2.1.        Software Móvel        

2.2.        Banco de Dados        

2.3.        Web Site        

3.        Método de Pesquisa        

4.        Cronograma        

Referências        


  1. Introdução

        

Hoje em dia, a necessidade de fazer as tarefas de trabalho de forma rápida e eficaz, fez do computador uma ferramenta quase indispensável. Ele aprimora e agiliza funções como: criação e administração de tabelas, preenchimento de cadastros, organização de arquivos e documentos. Dessa forma se economiza tempo. Alguns programas são desenvolvidos especialmente para tais tarefas.

Os avanços tecnológicos possibilitaram a redução dos equipamentos de informática, grandes computadores foram se tornando cada vez mais compactos, notebooks com baterias de longa duração, equipamentos portáteis como celulares e tablets mais potentes.

Com o aumento da capacidade e a redução do custo dos celulares e tablets eles se tornaram cada vez mais populares e de fácil acesso e utilização. Dessa forma a criação e adaptação de softwares para esses aparelhos possibilita o acesso de funções, ferramentas ou serviços que antes só eram possíveis serem realizado no local de trabalho.

Por exemplo, o Help Desk que até pouco tempo atrás só era possível ser realizado por meio de uma estação de trabalho dentro da empresa prestadora do serviço, hoje algumas empresas possibilitam a seus funcionários executarem essa função de suas casas, utilizando o computador, tablete ou celular. Porém, não existem programas para todas as áreas ou os que existem podem ser aprimorados.

O objetivo da pesquisa é desenvolver um sistema simples para utilização na área de prestação de serviços de uma loja de informática. Onde tarefas como cadastrar novos clientes ou cadastrar um novo serviço possam ser feitos de forma rápida e simples.

Caso o trabalhador esteja fora de seu escritório, as informações são anotadas e somente depois são incluídas em seu sistema. O problema se torna maior, caso o telefone (ou celular) esteja ocupado ou fora de área, fazendo com que um serviço seja perdido.

O sistema a ser desenvolvido é composto por duas interfaces, uma para o cliente e outra para o funcionário, em um aplicativo para dispositivos móveis e computadores. As informações devem ser acessadas e inseridas em um servidor, através da internet.

Desta forma, ambos os lados são favorecidos, pois, o cliente pode solicitar um serviço através do aplicativo em qualquer aparelho com acesso à internet, sem ter de se preocupar em obter números de telefone ou aguardar para ser atendido. O empresário, por sua vez, não precisa se preocupar em perder um novo serviço se a loja estiver fechada, problemas com o telefone ou se estiver realizando um serviço.

Além disso, o processo de cadastro de uma nova ordem de serviço (OS) é aprimorado, proporcionado uma economia de tempo: ambos podem facilmente abrir um pedido de atendimento para formatação, manutenção ou até mesmo a compra de equipamentos com apenas alguns passos. Isso poupa o profissional de fazer os cadastros manualmente em seu sistema. Outra vantagem é a agilidade proporcionada para o profissional ao receber a notificação da abertura de um novo serviço.

Atualizando as informações constantemente, o profissional permite que o cliente saiba qual o estado da sua OS sem ter de interromper os outros serviços. Um website serviria como ferramenta adicional, possibilitando melhor visualização e controle das funções do sistema.

No tópico sobre Software Móvel será descrito um pouco sobre a plataforma que iremos utilizar para o desenvolvimento do aplicativo, sobre o porquê termos escolhido essa plataforma e um pouco sobre sua história.

No tópico sobre Banco de Dados será abordado um pouco sobre qual dos modelos de banco de dados usaremos, as técnicas e formas de acesso aos dados armazenados.

No tópico sobre Web Site se descreve um pouco da linguagem que será utilizada, do software utilizado para o desenvolvimento e sobre sua funcionalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com