TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2-Como Pode Ser A Família Quanto Ao número De Conjugue? De Exemplos:

Dissertações: 2-Como Pode Ser A Família Quanto Ao número De Conjugue? De Exemplos:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  4.276 Visualizações

Página 1 de 2

1-Estabeleça a diferença entre grupo social e instituição social:

Grupo social – se refere a indivíduos com objetivos comuns, envolvidos num processo de interação mais ou menos contínuo.

Instituição social - se refere a regras e procedimentos dos diversos grupos. Por exemplo: o pai, a mãe e os filhos formam um grupo primário;as regras e procedimentos que regulamentam essa relação fazem parte da instituição familiar.

2- Quais sãos as principais instituição social? Quais sãos as mais importantes ?Por quê ?

As principais instituições sociais são: a instituição familiar, a instituição educativa, a instituição religiosa, a instituição jurídica, a instituição econômica e a instituição política.

As mais importantes são: a instituição familiar e a educativa. A familiar porque é a base da sociedade é na instituição familiar que são passados os conceitos de moral e ética e a instituição educativa que ensina o indivíduo a viver em sociedade a compartilhar suas idéias e vivenciar experiências com outras pessoas.

3-Como podem ser a família quanto ao número de conjugue? De exemplos:

Monogâmica- situação em que cada marido e cada mulher têm apenas um cônjuge, quer essa relação seja estabelecida por uma aliança indissolúvel ( até a morte ), quer se admita o divórcio ( como é o casoda nossa sociedade ). A lei brasileira permite um novo casamento após o término do casamento anterior.

Poligâmica situação em que cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. Ao casamento de uma mulher com dois ou mais homens dá-se o nome de poliandria. Esse tipo de família existe entre as tribos do Tibete e entre os esquimós. O casamento de um homem com várias mulheres chama-se poliginia. Exemplo : tribos africanas, mórmons e entre os povos que seguem a religião muçulmana.

4-Como pode ser as formas de casamentos? Explique e dê exemplos:

Endogamia: casamento permitido dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Exemplo: sociedades primitivas, sistema de castas na Índia e algumas famílias do Nordeste brasileiro.

Exogamia: união com alguém de fora do grupo, religião, raça ou classe social diferente. Exemplo: sociedades modernas.

5-Quais as principais funções da família?Qual é a mais importante? Porquê?

Podemos citar como funções principais da família: função sexual, reprodutiva, econômica e educacional. As duas primeiras garantem a satisfação das necessidades sexuais dos cônjuges e perpetuam, pelo nascimento dos filhos, a espécie humana. A função econômica assegura os meios de subsistência e bem-estar. A função educacional é responsável pela transmissão á criança dos valores e padrões culturais da sociedade.

Com certeza a base de tudo em nossa vida é o amor da família, entre outras as funções de amar e prover todas as necessidades físicas, intelectuais, emocionais e morais do indivíduo. Dessa forma, cabe à família o dever de educar, orientar, criar, proteger, enfim, deve lutar e procurar todos os recursos necessário ao bem estar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com