TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desumanização

Por:   •  10/11/2017  •  Artigo  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Míseros animais

Phelipe Ederli Coelho de Almeida

Segundo o dicionário Houaiss, desumanizar significa “fazer perder ou perder caráter humano; tornar-se desumano; cruel; desumanar-se”, mostrando-se um processo que possibilita a objetificação do outro, sendo ele um indivíduo ou toda uma nação. Dessa forma, partindo de um sub julgamento, o ator da desumanização se sente confortável a explorar aquele que foi rebaixado, descaracterizado como ser humano. Uma tática de guerra utilizada por todas as sociedades em seus cotidianos

A miséria leva à desumanização das pessoas, que antes já eram marginalizadas da sociedade, mas que agora tornam-se invisíveis e indesejadas, gerando condições para o surgimento de subempregos que tem características que tangem a escravidão. É o que acontece com milhares de famílias que sobrevivem em áreas que as submetem a situações degradantes, como os seringais da Amazônia, os sertanejos nordestinos ou os catadores de lixo nos grandes lixões das áreas urbanas do país.

O capitalismo é responsável pela amplificação das diferenças sociais, e isso leva uma  parcela da sociedade há condições de vida inaceitáveis. Em sua obra Cem anos de solidão, Gabriel García Márquez retrata a vida de alguns trabalhadores “submetidos à insalubridade de suas casas, à farsa dos atendimentos médicos, às péssimas condições de trabalho e até mesmo à ausência de salário, pois o que recebiam eram vales que só podiam ser trocados nos armazéns da companhia por presunto”. A pobreza acaba sendo reforçada pelas atitudes desumanas das companhias. É gente desumana querendo desumanizar gente.

Mestre do Realismo brasileiro, Graciliano Ramos, em sua obra Vidas Secas, trabalha a desumanização dos miseráveis, convencidos, a partir de suas condições de vida e trabalho, de que são bichos, animais, retirando deles a condição humana e toda sua subjetividade. Eram indivíduos que não tinham voz, não tinham seus direitos básicos respeitados e muito menos direito de reclamar de suas vidas. Atualmente, isso pode ser observado nas ruas das grandes metrópoles: mendigos invisíveis aos transeuntes, alimentados nas madrugadas pela ração do Dória, prefeito de São Paulo, renegada pela Organização das Nações Unidas; mendigos esses molhados em noites frias, incendiados vivos ou assassinados enquanto dormem, como na famosa e trágica chacina da Candelária, na Cidade do Rio de Janeiro. Atos cometidos por verdadeiros selvagens. Animais.

Desumanizar é um ato cruel. Esse processo que visa a exploração do miserável não é de hoje, mas é difícil enxergar suas mutações na sociedade. A cada geração, em cada época, a desumanização poderia ter diversos e distintos exemplos a serem dados, como escravidão, colonização, indiferença, subjulgamento. Contudo, pior que ser o ator primeiro desse processo é a aceitação da conveniência que ele nos gera: produtos mais baratos, sensação de segurança. O simples fato de ignorar as condições de vida dos miseráveis, ainda que seja na periferia ou nos centros abandonados das cidades, nos remete à segurança da zona de conforto.

Não cabe apenas às autoridades competentes desenvolverem políticas públicas para uma melhor igualdade social (ultimamente eles têm dificultado a mobilidade social), mas o cidadão deveria olhar para o próximo e enxergar um semelhante, uma pessoa e não um objeto. A sociedade peca pela falta de empatia. Desumanizar é desumano. Ignorar esse processo é ainda pior, é falhar como ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com