TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Justiça

Artigo: A Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

A JUSTIÇA

A justiça é referida como a virtudeque toda a humanidade requer. A justiça pode ser vista em dois sentidos: comoseguimento à legislação e em um sentido de igualdade. Seria necessário que as leisestivessem equivalentes a igualdade, e cada cidadão deveria se esforçar para queisso ocorra, e caso não ocorra, seria mais prudente seguir a moral, quando uma leinão é igualitária, o justo é combatê-la. A justiça pode ser categorizada como avirtude da ordem e da troca. Para os praticantes, muitas vezes a justiça não évantajosa, somente para aquele que dela se beneficiam, porém, a virtude só éatribuída a seus praticantes.

Porque a ideia de Justiça não existe como um estado de fato, deve ser feito um contrato entre os homens, e colocado em prática, uma e outra vez, para tratar uns aos outros com Justiça, mesmo entre fortes e fracos, eruditos e ignorantes.A virtude da Justiça consiste em se comportando exatamente como se houvesse igualdade quando se é mais forte em uma relação desigual".

Embora seja bom lutar por lei e Justiça para se tornar um homem justo, é ilusório acreditar que nunca sejamos injustos. Para a Justiça ser praticada, o interesse pessoal, bem como o interesse coletivo deve muitas vezes ser resistido. Posto nunca é plenamente realizada, a luta pela Justiça é interminável

Ser justo, no sentido moral do termo, é recusar-se a se colocar acima das leis (pelo que a justiça, mesmo como virtude, permanece ligada à igualdade).

“A justiça”, lemos em Spinoza, “é uma disposição constante da alma a atribuir a cada um o que lhe cabe de acordo com o direito civil.” Em outras palavras, é chamado justo “quem tem uma vontade constante de atribuir a cada um o que lhe cabe”. É a definição tradicional, tal como já a encontrávamos em Simônides ou em santo Agostinho. Mas o que é meu? Nada, segundo a natureza, isso porque a justiça supõe uma vida social política e juridicamente organizada: “

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com