TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metafisica

Trabalho Universitário: A Metafisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

A questão do ente, “o que é?”, foi uma das principais idéias que deram origem à metafísica. Historicamente, a metafísica remonta a Aristóteles, que a chamava de “filosofia primeira”, pois a partir dela é que construiu todo o seu sistema filosófico. No livro IV da Metafísica, Aristóteles escreve: “Há uma ciência que investiga o ser como ser e as propriedades que lhe são inerentes devido a sua própria natureza” (Aristóteles, 2006). Na própria obra Metafísica, Aristóteles faz um relato histórico, mostrando como a partir dos pré-socráticos a filosofia sempre procurou uma base imutável para seus raciocínios, ou seja, um princípio único material (água, ar) ou imaterial (o número, As Formas) a partir do qual toda a physis fosse constituída.

Um grande passo dado na filosofia foi quando o enfoque passou da cosmologia (que estudava o mundo em sua diversidade, mudança e multiplicidade) para a ontologia (que pensa a unidade, a identidade e a imutabilidade). Esta mudança foi introduzida no pensamento ocidental através da filosofia de Parmênides. Com este filósofo, pela primeira vez se empregou na filosofia o termo “ser” na acepção que depois foi usada na metafísica aristoteliana.

A história da questão sobre o ser (“por que os entes existem se simplesmente nada poderia existir?”) é, de certo modo, a história da própria metafísica. O termo “metafísica” queria dizer originalmente “além dos livros de física”, no sentido de “depois de passarem os livros de física” (aqueles que em uma determinada ordem de arrumação se encontravam depois dos livros tratando da física, segundo o exegeta Andrônico de Rodes, séc. I a.C.). Apesar da interpretação diferente, a disciplina passou a ser chamada por esse nome, já que se propunha a estudar a essência das coisas, daquilo que elas são além das aparências, “além da física” (o que é o sentido original da disciplina). No século XVII o filósofo alemão Thomasius criou a palavra “ontologia” (no sentido de “estudo do ser”) para substituir a expressão “metafísica”, mas não teve grande sucesso. A expressão ficou restrita principalmente aos países que foram influenciados pela filosofia alemã.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com