TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sofística Eo Deslocamento Do Eixo Da Pesquisa Filosófica Do Cosmo Para O Homem

Exames: A Sofística Eo Deslocamento Do Eixo Da Pesquisa Filosófica Do Cosmo Para O Homem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  2.369 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo terceiro

A Sofística eo deslocamento do eixo da pesquisa filosófica do cosmo para o homem

1. Origens, naureza e finalidade domovimento sofista

O termo Sofista significa "sábio" ou "especialista do saber." O uso deste termo tornou-se negativo devido a polêmica de Platão e Aristóteles, sendo considerado um movimento de decadência do pensamento grego, mais uma revisão sistemática possibilitou a conclusão que os sofistas constituem um elo essencial na história do pensamento antigo.

2. Deslocamento do interesse da natureza para o homem

Com os Sofistas iniciou-se o periodo humanista da filosofia antiga, a explicaçã lógica para o deslocamento do eixo filosófico, é que a filosofia da physis aos poucos foi exaurinndo todas as suas possibilidades, e pensamento "físico" chegara aos seus limites extremos, e a manifestação dos fermantos sociais também contribuiram para o desenvolvimnto da sifistica.

3. Mudanças sociopolíticas que favoreceram o nascimento da Sofística

O crescente poder do Demos, do povo, a crise aristocrata, o grande númro de estrangeiros nas cidades e consequentemente a ampliação do comercio. Esses foram alguns dos fatores que contribuiram consideravemente para o surgimento da problemática Sofística.

4. Posições assumidas pelos Sofistas e suas avaliações opostas

Os sofistas capturam perfeitamente as instâncias da época conturbada qu viveram, sabendo explica-las, dando forma e voz. Por esse motivo fizeram grande sucesso entre os jovens, por proporem uma nova palavra por critacarem o tradicional foram pouco apreciados no passado.

5. Os diversos grupos de Sofístas

Os Sofístas não constituem um bloco compacto de pensadores, no entanto visavam a mesma finalidade q era, responder algumas necessidades sentidas naquela época e foram distribuidos em quatro grupos:

1) Os grandes e famosos mestres da primeira geração

2) Os "Eurísticos"

3) "Políticos Sofístas"

4) "Naturalistas"

II. Os mestres: Pitágoras, Górgias, Pródico

1. Prótágoras: " o homem é a medida de todas as coisas"

A proposta do pensamento de Protágoras era o axioma " o homem é a medidada de todas as coisas, das que são por aquilo que são, e das que não são por aquilo que não são.

Com esse princípio, Protágoras pretendia negar a existência de um critério absoluto que discrimine ser e não-ser, verdadeiro e falso. O único critério é somente o homem, o homem indívidual.

2. Os raciocínios opostos eo tornnar mais forte o argumento mais fraco

Em sua princípal obra: As antilogias, Protágoras demonstra que " em torno de cada coisa há dois raiocínios que se contrapoem," isto é, em torno de cada coisa é possível dizer e contradizer. existem registros que Protágoras ensinava " a tornar mais forte o argumento mais fraco"

Segundo ele, a virtude era exatamente isso, a habilidade de fazer prevalecer qualquer ponto de vista sobre opiniões opostas.

3. O ultilitarísmo de Protágoras

Para Protágoras, por tanto, tudo é relativo não existe um verdadeiro absoluto e também não existem valores morais absolutos, e simalgo que é mais útil, mais conveniente e portanto mais oportuno. O sábio seria aquele que conhece esse relativo mais útil, mais conveniente e meis oportuno, mais se limita enquanto relativimo ao afirmar que enquanto o homem é medida é também um mensurador.

4. Górgias: O niilismo

Diferente de Protágoras, que usava do relativismo para implantar o método da antilogia Gorgias , parte do niilismo para construir o rdifício de sua retótica. A sua obra, O tratado sobre a natureza e o não ser é uma espécie de manifestação do niilismo do niilismo ocidental baseando-se em três teses:

1) Não existe o ser ou seja, nada existe.

2) Se o ser exististisse," não poderias ser cognoscível"

3) Mesmo que fosse pensável, o ser permeneceria inexprimivél.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com