TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mídia

Exam: A mídia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Exam  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente é nítida a grande influência dos meios de comunicação de massa como a televisão, o cinema e a Internet na vida cultural de todos os povos. Quase todo o conteúdo que circula nesses meios, como filmes, novelas, reality shows, publicidade, é chamado de “indústria cultural”. Isto porque são produtos feitos de forma padronizada para atingir um imenso numero de pessoas ao mesmo tempo, como os bens produzidos em uma indústria.

Esse tipo de cultura que predomina como forma de expressão em nossa sociedade está associado a que tipo de cultura das listadas abaixo?

A)

cultura erudita.

B)

cultura de classe.

C)

cultura popular.

D)

cultura de massa.

E)

cultura patrimonial.

2

Em nossa sociedade os meios de comunicação de massa fazem parte da paisagem social moderna. Esta afirmação pode ser considerada correta se associada às seguintes observações:

A)

Nossa sociedade estabelece uma hierarquia de status através da imposição de uma mesma cultura para todos os indivíduos. A essa imposição denominamos cultura de massa.

B)

Não podemos saber exatamente que tipo de influência cultural cada indivíduo recebeu em nossa sociedade, pois as culturas erudita, popular e de massa são muito semelhantes entre si.

C)

A história cultural recente de nossa sociedade revela que os indivíduos já não se relacionam mais com seu passado como era o costume nas gerações anteriores. As pessoas não são influenciadas pela história de sua cultura.

D)

Esses meios estão presentes em todas as esferas de nossa vida social tais como a religião, a profissão, o lazer, a educação ou a política; eles difundem formas de comportamento e estilos de vida.

E)

Apesar da influência da cultura de massa no gosto de grande parcela da população, os indivíduos que fazem parte da massa não se deixam influenciar em termos de comportamento pelo gosto alheio.

3

Existem diferentes formas de conceituar cultura. Uma delas diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou uma nação. Para isso utilizamos termos como a “cultura francesa” ou a “cultura brasileira”. Ao utilizar o conceito dessa forma, estamos:

A)

Fazendo referência a todas as diferenças existentes entre cada indivíduo francês, dentro da cultura francesa, e a cada indivíduo brasileiro, dentro da cultura brasileira.

B)

Ressaltando a importância da cultura francesa e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com