TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acadêmia Amazonense De Letras

Monografias: Acadêmia Amazonense De Letras. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS

A Academia Amazonense de Letras (A.A.L) funciona no prédio localizado numa das principais ruas do centro histórico de Manaus. Foi fundada em 1 de Janeiro de 1918 com apenas 30 vagas. Nos dias atuais são 40 o número de vagas ocupadas por personalidade de variadas áreas do conhecimento.

Foto 01: A frente da Academia Amazonense de Letras

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Foto 03: Placa de Restauração da Academia Amazonense de Letras

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Foto 04: Símbolo da Academia de Amazonense de letras

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Poucos sabem da existência de uma biblioteca no interior da Academia Amazonense de Letras. Trata-se da Biblioteca Genesino Braga, que corresponde a uma homenagem a um dos mais ilustres bibliotecários de nosso estado, autor da obra “Nascença e Vivência da Biblioteca Pública do Amazonas”.

Seu acervo é formado por obras significativas da literatura amazonense com destaque especial para a produção literária dos imortais, bem como para as revistas produzidas pela Academia.

Foto 05: Biblioteca “Genesino Braga”

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Foto 06:

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Foto 07: Sala de Memorial

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

Foto 08: Sala de Memorial

Fonte: Kátia- Fotógrafa/ 2014

PERSONALIDADES DA ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS

Genesino Braga:

Nasceu em Santarém-PA, em 6 de dezembro de 1906. Filho de Genesino Santos Braga e Silvina Pedrosa Braga. Graduado em Ciências Biblioteconômicas em curso especial da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Foi professor da Universidade do Amazonas nas cadeiras de História do Livro e das Biblioteca, de Paleografia e Arquivística. Bibliotecário, Diretor da Biblioteca Pública do Estado, Membro do conselho Estadual da Cultura, Redator Oficial do Gabinete do Governador do Estado e integrante do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia-INPA. Jornalista por excelência.

Participou da fundação da Associação Amazonense de Imprensa (1937), e foi escolhido como jornalista do ano em duas oportunidades, 1965 e 1973 pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

Publicou: Nascença e Vivência da Biblioteca do Amazonas, 1957; Fastígio e Sensibilidade do Amazonas de Ontem, 1960; Chão e Graças de Manaus, 1975; Assim nasceu o Ideal Clube, 1979; Lampejos de um Cronista, (post mortem).

Adriano Augusto de Araújo Jorge:

Nasceu em 20 de Agosto de 1879 em Alagoas. Foi médico, filósofo, pensador, professor, musicista, jornalista e político. Era filho do professor Adriano Augusto de Araújo Jorge e Aristéa de Araújo Jorge.

Foi professor de português do Ginásio Pedro II (1903) e do Instituto de educação do Amazonas. Candidato a Vereador de Manaus em 1918, ao Congresso Estadual no período 1910-1913, ao Senado da República e ao Governo do Estado. Foi Presidente da Câmara Municipal quando da reconstitucionalização do país, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com